Guttemberg Guarabyra
Adolecescente no súburbio carioca do Cachambi, jogava peladas na rua A do conjunto do IAPC da Rua Miguel Ângelo.
Todos os domingos, mãe e filha, parecidíssimas, muito bem trajadas, caminhavam em direção ao ponto de ônibus e tinham de atravessar o “campo de peladas”.
Assim que as via, eu comandava a interrupção do jogo para que passassem livres da ameaça de serem atingidas pela bola do jogo.
Depois, calculava o tempo e subia para o apartamento a fim de assistir à filha no programa domincal da TV Tupi, Almoço Com as Estrelas. Era Leny Andrade.
Anos depois, na TV Tupi, que no tempo de adolescente jamais nem sequer imaginaria que fosse conhecer, lá estava eu como produtor musical.
Lá, inventei o primeiro programa com transmissão simultânea entre Rio e São Paulo, com a participação de, entre outras estrelas, Doris Monteiro
Hoje, tornaram-se definitivamente estrelas em nosso céu de artistas brilhantes.
- Guttemberg Nery Guarabyra Filho, ou Guttemberg Guarabyra, ou apenas Guarabyra, nascido em Barra, Vale do São Franscico, Interior da Bahia, cronista de ABCD REAL, músico, compositor, escritor e poeta brasileiro. Entre seus maiores sucessos como compositor estão as canções “Mestre Jonas” e “Outra vez na estrada” (ambas em parceria com Luiz Carlos Sá e Zé Rodrix), “Casaco Marrom” (com Renato Correa e Danilo Caymmi), “Sobradinho” (com Luiz Carlos Sá) , “Espanhola” (com Flávio Venturini), Dona e muito mais. Escreveu O Outro Lado do Mundo e Teatro dos Esquecidos, além de inúmeras crônicas.