Por trás de cada brinde, há ciência: conheça os gases utilizados nas bebidas de fim de ano

In ABCD, Canto do Joca, Gastronomia On
- Updated

Desde o refrigerante borbulhante até a minimização do estufamento após tomar cerveja, gases como dióxido de carbono e nitrogênio são, acima de tudo, essenciais à melhor experiência do consumidor final

Refrigerantes borbulhantes, espumantes com aquele “pop” e cervejas com espuma na medida certa…

Nas festas de fim de ano é hora de valorizar, em primeiro lugar, os pequenos detalhes que fazem a diferença para o consumidor.

Por trás de cada bebida que enfeita a mesa, gases como dióxido de carbono (CO₂) e nitrogênio (N₂) garantem frescor, sabor e muita celebração.

A Air Products, líder global em soluções de gases industriais, explica como os processos de inertização e carbonatação são imprescindíveis para a experiência dos consumidores.

O uso dos gases inertes para preservação das bebidas

A inertização e a remoção de OD (Oxigênio Dissolvido), são processos essenciais na produção de vinhos e espumantes.

Segundo Rafael Sarkozi, engenheiro de Aplicações e Desenvolvimento da Air Products, esses gases inertes são utilizados para eliminar gases indesejados, como o oxigênio, em diversas etapas de produção e envase.

Desse modo, preserva a bebida contra oxidações que possam comprometer o aroma e o sabor.

“Durante o envase, o contato com o oxigênio pode alterar significativamente a qualidade do vinho e do espumante. A inertização cria uma barreira protetora, para que o produto final chegue ao consumidor com todas as características sensoriais preservadas”, destaca Sarkozi.

Carbonatação para efervescência

Já a carbonatação é indispensável para espumantes e cervejas.

Nesse processo, o dióxido de carbono é incorporado à bebida, criando a característica efervescência, trazendo uma experiência sensorial única.

“Nos espumantes, o CO₂ é responsável pelo perlage — as finas bolhas que conferem elegância à bebida. Já nas cervejas, a carbonatação contribui para a formação do colarinho”, explica Sarkozi.

Segundo o especialista, o uso de uma mistura de nitrogênio e CO², nos chopes, trazem uma melhor qualidade sensorial a bebida, contribuindo também para a qualidade e a durabilidade das bebidas.

“Isso porque minimiza o efeito de estufamento que pode afetar a experiência do consumidor”, ensina.

Portanto, quando você levantar sua taça neste fim de ano, pode brindar também à ciência que ajuda a tornar tudo mais especial.

“Seja na ceia de Natal ou no seu Ano Novo, a Air Products está presente, oferecendo ao mercado de bebidas os melhores gases para que cada brinde e momento sejam únicos. Como líder em soluções de gases industriais, seguimos unindo a ciência  a celebração”, conclui.

Sobre a Air Products

A Air Products é uma empresa global líder em soluções de gases industriais e está presente em diversos segmentos industriais em todo o mundo.

Com uma história de inovação e excelência em seus produtos e serviços, a empresa continua buscando impulsionar a indústria com soluções de alta qualidade e sustentáveis.

A companhia atende clientes em toda a América do Sul e está comprometida em fornecer soluções que contribuam para o progresso e crescimento de seus clientes e parceiros.

Atuante no mercado desde 1940, possui, em conclusão, sede no Brasil, em São Paulo (SP).

You may also read!

EMEB Chico Mendes fecha primeiro ano da ação de voluntariado em escolas de Diadema com o prefeito, Taka

A última ação de voluntariado do Transforma Diadema aconteceu, portanto, neste sábado (13.12). Foi, acima de tudo, a sexta edição

Read More...

Dia de Santa Luzia: BRK destaca a história da santa que faz parte de um dos pontos turísticos mais visitados de Mauá

Imagem da Santa, conhecida como a protetora dos olhos e da visão, pode ser vista na Gruta que também

Read More...

Ônibus decorados levam povo gratuitamente ao Natal Iluminado do Paço de São Bernardo

Veículos começam a circular neste sábado (13.12), conectando bairros à Esplanada do Paço com roteiros e horários definidos A Prefeitura

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu