Polos descentralizados da Florestan levam formação onde o povo está

In ABCD, Educação On
Fotos: Mauro Pedroso/PMD

Em toda a cidade, Fundação Florestan Fernandes, autarquia vinculada à Prefeitura de Diadema, mantém 22 polos, onde estudam cerca de 400 moradores

Levar formações e cursos onde o povo está e, assim, beneficiar mais pessoas.
Essa é a ideia por trás da política da Fundação Florestan Fernandes, autarquia vinculada à Prefeitura de Diadema, ao criar 22 polos de formação pela cidade toda, onde são oferecidas diversas oficinas, como: Pequenos Negócios, Portaria e Recepção, Tranças em Cabelos Afro, Técnicas em Vendas, Artesanato em Crochê e Barbante e Orientação Pessoal e Profissional – Oriente-se. Cerca de 400 alunos estão matriculados, atualmente, nas unidades descentralizadas.

A efetividade da ideia é simples de ser constatada. Basta visitar, por exemplo, o polo formador que a Florestan Fernandes mantém no bairro Eldorado.

No local, a autarquia mantém três oficinas no momento – Noções Básicas em Costura, Inclusão Digital e Rotinas Administrativas -, onde estão matriculados 47 alunos.

Pegam rápido

Claudia Aparecida de Abreu Freitas, 50 anos, professora da oficina de Noções Básicas em Costura, afirma que as alunas chegam ao curso sem muitos conhecimentos, sem saber inclusive ligar a máquina de costura, mas que rapidamente aprendem a fazer uma costura reta e a barra de uma calça.
“Elas pegam rápido as coisas, são inteligentes, aplicadas, com muita vontade de aprender”, elogia. “Mesmo assim, acho que a maioria não conseguiria ir até a região central para ter uma aula como essa se não houvesse esse centro descentralizado”, completa.

“Perto da sua casa”

Uma das alunas, Ilda de Fátima Floriano Oliveira, 57 anos, também acha que tudo ficaria mais difícil se a formação não estivesse tão perto de onde ela mora, no Jardim Maringá. “Às vezes a pessoa quer fazer um curso e não tem condição. O fato de estar próximo aqui ajuda. Se você consegue uma coisinha assim perto da sua casa é ótimo, temos que aproveitar”, afirma.

Já Fabiana Maria do Carmo, 23 anos, que reside no Eldorado, vem aprendendo bastante no curso de Inclusão Digital.

“Aqui aprendi a fazer currículo, digitar, fazer cálculo no computador, a mexer no Word (programa de edição de textos). Acho que isso tudo vai facilitar na hora de procurar emprego”, afirma.

Segundo ela, como a maioria das pessoas tem outras responsabilidades, não teriam condição de melhorar sua formação na Florestan se não existissem os polos descentralizados.

Essa é a mesma opinião de Luiz Carlos Santana de Novais, professor de Fabiana.

“Ter esses centros descentralizados é uma forma de alcançar quem precisa desses cursos e não tem condições de chegar até a unidade central da Fundação. Daqui, a gente tenta fazer com que eles deem sequência à sua capacitação, fazendo outros cursos que oferecemos. Assim, conseguimos dar uma aprofundada nos conhecimentos deles”, esclarece.

Descentralizado

Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, diretor-presidente da Florestan, afirma que o atendimento da Florestan foi descentralizado com a criação dos polos a partir de 2021, na atual gestão, justamente para levar formação de qualidade onde ela é necessária.
A descentralização foi, inclusive, uma das propostas apresentadas pelo prefeito José de Filippi ainda na campanha.
“A educação e a capacitação para o mundo do trabalho são sempre importantes, ainda mais para quem tem necessidade de arrumar um emprego melhor e, dessa maneira, ter melhores condições de vida”, afirma Maninho.

Centro de formação

Tendo a missão de democratizar o acesso à qualificação profissional de jovens e adultos, promovendo, ao mesmo tempo, políticas de reinserção ao mercado de trabalho, a Florestan oferece capacitação gratuita em diversas áreas: Administração e Gestão, Serviços, Tecnologia da Informação, Beleza, Gastronomia, Juventude, entre outras.

Além de oferecer muita diversidade em termos de formação, a Florestan Fernandes tem, acima de tudo, qualidade certificada pelo IndSat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos).
Trata-se do índice que mede a satisfação, pela população, de diversos serviços públicos.
A autarquia obteve, por exemplo, Grau de Excelência pela qualidade de suas instalações físicas e formações profissionalizantes.
No site https://florestan.org.br/ são disponibilizadas, em concluão, informações sobre os cursos, oficinas e formações oferecidas pela instituição.
Inclusive sobre a localização e o que é oferecido em cada polo descentralizado.

You may also read!

Marcelo Lima dá início à revitalização de praça no Campestre, região dos Casa

Ordem de serviço permitirá a implantação de academia ao ar livre, playground, espaço pet, quadra de basket street, nova

Read More...

Diagnóstico da obesidade terá novos parâmetros a partir de 2025

Conforme especialistas vêm defendendo há muitos anos, incluindo cirurgiões da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), o

Read More...

Estádio 1º de Maio será palco da estreia do São Bernardo neste domingo

Tigre faz confronto contra o Bragantino, a partir das 16h, buscando, em primeiro lugar, manter bom momento na elite

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu