Mais de 350 pessoas acompanharam a prestação de contas anual da Prefeitura de Diadema; moradores puderam apresentar demandas e foram respondidos na hora
Nem o frio e nem a chuva desmobilizaram a população da região Central de Diadema, que lotou na noite desta quarta-feira (09) o auditório do Quarteirão da Saúde durante a terceira plenária do Bora Participar. Mais de 350 pessoas acompanharam a prestação de contas da Prefeitura de Diadema sobre as principais realizações no Centro e, quem quis, pôde apresentar suas demandas, que foram respondidas pelos secretários.
O prefeito José de Filippi Junior abriu a plenária destacando que devido à pandemia de Covid-19, que concentrou todos os esforços da administração municipal nos primeiros meses da gestão, as realizações desde que a emergência sanitária foi controlada representam o grande esforço das equipes na recuperação e melhoria do município. “Temos muito o que comemorar. Este é o momento de prestar contas e falar sobre as questões da cidade. E a gente tem mais êxito na solução dos problemas quando ouvimos a população”, afirmou.
A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Patty Ferreira, fez coro à fala do prefeito e lembrou que a participação popular é a forma de garantir que a prefeitura garanta assertividade às iniciativas e projetos. “Hoje, o foco são vocês e estamos aqui para escutar os moradores”, pontuou.
O primeiro participante foi Leandro Nicola, morador da Rua Manoel da Nóbrega. “A gente fica feliz em saber que os eventos voltaram para a Praça da Moça, mas quem mora lá perto sofre com o barulho até tarde, no sábado, e logo cedo, no domingo”, relatou. “Queria que a Prefeitura resolvesse isso.” O secretário de Cultura, Camilo Vannuchi, afirmou que por lei os eventos devem terminar às 23 horas e não começar antes das 10h aos finais de semana. “Me comprometo, pessoalmente, a fiscalizar o cumprimento dessa regra nos eventos oficiais”, garantiu.
O educador físico Dino Gomes cobrou a realização de corridas, que segundo ele, não têm sido realizadas na cidade nos padrões que o município merece. Tanto a secretária de Esportes e Lazer, Luciana Avelino, quanto o prefeito, ressaltaram as realizações dessa área na atual gestão: melhoria dos ginásios poliesportivos, ampliação das atividades de práticas corporais, recuperação do campo do Taperinha, onde 300 crianças atualmente fazem aulas de futebol, e muito mais. “Mas pode ficar tranquilo, Dino, que vamos fazer uma corrida em comemoração ao aniversário da cidade”, prometeu o prefeito.
Neiviston Marcelo, morador do Jardim Inês, relatou problemas na linha de ônibus municipal 35, tanto com relação ao horário de circulação, quanto com relação ao intervalo entre os veículos. O secretário de Mobilidade e Transporte, Vanderly Lima, afirmou que as queixas sobre a linha já têm sido alvo de reuniões entre a pasta e a empresa que presta o serviço. “Estamos discutindo com a empresa e a linha precisa ser melhorada, afirmou.
Pelas redes sociais, internautas que acompanhavam a plenária cobraram mais policiais nas ruas e a reabertura do Parque dos Jesuítas. O secretário de Segurança Cidadã, Benedito Mariano, lembrou que o responsável pelo efetivo de policiais militares, civis e técnicos científicos é do governo do Estado e que a Guarda Civil Municipal (GCM) contribui com a segurança. “Vamos ter em setembro um efetivo da GCM quase igual aos dos PMs que atuam na cidade”, afirmou. Sobre o Parque Jesuítas, o secretário de Governo, Deivid Couto, afirmou que o espaço será reaberto em dezembro, totalmente reformado, dentro das festividades do aniversário da cidade.
A próxima plenária do Bora Participar será realizada no dia 16 de agosto, no Ginásio Ivandelei Pereira, Rua Prudente de Moraes, Promissão. Serão apresentadas as realizações da região Leste. A participação é aberta para todas as pessoas interessadas.
Fotos: Dino Santos/PMD