Em iniciativa inédita, alunos de 2 a 12 anos da rede pública e particular aprendem sobre sustentabilidade, mudanças climáticas e consumo consciente
Crescer com responsabilidade socioambiental. Esse é, em primeiro lugar, o objetivo pedagógico da Play Recycling, que lança o primeiro e único programa de educação ambiental do País.
O projeto já faz parte, por exemplo, da grade curricular de 10 escolas por todo o país na educação infantil e no ensino fundamental, com atuação em sete Estados e mais de mil alunos impactados e foi recém-implementado na rede pública de Campos do Jordão.
A meta é, acima de tudo, ir muito além da reciclagem de lixo ou da horta comunitária.
Até porque o conceito de meio ambiente, para os criadores do programa, é muito mais amplo; é tudo o que está no planeta.
Energias renováveis, meios de produção, sustentabilidade, vida marinha, consumo consciente e até lixo espacial são, da mesma forma, temas trabalhados.
“O programa tem sido fundamental na ampliação da consciência ambiental tanto entre alunos quanto entre educadores e familiares. Observamos uma mudança significativa no comportamento dos alunos, que agora aplicam práticas mais conscientes em relação ao descarte de resíduos, ao consumo responsável e à preocupação com seu entorno, tanto na escola quanto em casa”, explica, em resumo, Karin Brüning, sócia-fundadora da Play Recycling e idealizadora do programa.
Planos de aulas detalhados
Com duração de 3 anos, o método exclusivo da Play Recycling oferece aos professores planos de aulas detalhados, a fim de equipar crianças de 2 a 12 anos com conhecimentos e habilidades para enfrentar um triplo desafio: ecológico, econômico e social.
Os conteúdos podem, em suma, ser encaixados de forma multidisciplinar na grade curricular vigente, segundo a Base Nacional Curricular Comum (BNCC).
Além de ebooks e de apostilas digitais, a Play disponibiliza às escolas, por exemplo, séries de animações educativas (a Turma da Play, que tem mais de 33 mil visualizações no YouTube), histórias-em-quadrinhos, revistas de atividades lúdicas, reuniões com os pais, consultoria, certificados para os professores e campanhas informativas para a comunidade escolar.
Desde 1999, o meio ambiente passou a ser um tema transversal obrigatório dos currículos escolares.
Lei federal
E recentemente, em 17.7, o presidente Lula sancionou a Lei nº 14.926/2024, que inclui na Política Nacional de Educação Ambiental temas relacionados às mudanças climáticas, à proteção da biodiversidade e aos riscos de desastres socioambientais.
A nova legislação obriga a inserção dos temas nos projetos institucionais e pedagógicos das instituições de ensino da educação básica e superior.
Mas, apesar da lei, faltam formação aos professores, materiais e programas.
O da Play Recycling é, portanto, o primeiro e único que atende a essas necessidades, cada vez mais urgentes.
Calor extremo, fogo no mar e no ar, massas de ar frio, inundações, deslizamentos, cenário de colapso climático.
Da consciência ambiental depende o futuro do planeta e o nosso. As crianças são o foco do programa, porque são as protagonistas da mudança.
Bronca nos pais
“Costumamos brincar que a criança, depois do programa da Play, costuma dar até bronca nos pais e coleguinhas, ensinando a diferença entre lixo e resíduo. Elas multiplicam o conhecimento. Trabalhamos os primeiros passos na construção do conceito de meio ambiente e de uma forma de olhar, compreender e intervir. A ideia é que as discussões sobre sustentabilidade ultrapassem os muros das escolas“, explica, além disso, a pedagoga Ana Beatriz Cordeiro, pós-graduada em Psicopedagogia e responsável pelo programa da Play Recycling.
Segundo Karin Brüning, a mentalidade ESG (Environmental, Social and Governance) é de cooperação. E isto deve ser passado às crianças desde muito cedo. Karin é cientista e professora, formada em Química pela Universidade de Heidelberg (Alemanha) e doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pesquisas no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos EUA.
Depois de uma carreira brilhante na área farmacêutica, desenvolvendo soluções e medicamentos nacionais para doenças virais, como Aids e hepatite C, resolveu empreender na área ambiental.
E o seu olhar científico está em várias das aulas-queridinhas dos alunos, como a construção de robôs funcionais a partir de conhecimentos de energias sustentáveis e o foguete movido a propulsão química.
“A atividade demostra a importância do trabalho em equipe, como parte da construção coletiva e participativa do ensino. O foguete é uma metáfora para que as crianças entendam que, com conhecimento e trabalho focado, podemos chegar às estrelas. Não existem limites!”, destaca. E um futuro possível e desejado depende, sobretudo, das pessoas que estão sendo formadas hoje.
Sobre a Play Recycling
Reciclar atitudes. Com esse propósito foi criada, em 2021, a Play Recycling, plataforma de educação ambiental.
Multimídia, engloba conteúdo, informação e formação, ensino e consultoria a empresas e instituições públicas e privadas.
Criada pela cientista, ambientalista e professora Karin Bruning, a Play Recycling oferece, acima de tudo, o primeiro e único programa de educação ambiental no Brasil para crianças de 2 a 12 anos, integrando – de modo lúdico, criativo e multidisciplinar – princípios de sustentabilidade nos níveis infantil e fundamental I.
Hoje o programa tem atuação nacional, em sete Estados, nove cidades e cerca de mil alunos beneficiados em todo o Brasil.
Formando, em conclusão, novas gerações para um futuro verde e coletivo.
Serviço
https://playrecycling.green/
Av. João Doria, 900 l Casa 40
CEP 12360-850 l Nova Capivari l Campos do Jordão – SP
Telefone: 21 9 7168-2438
Email: contato@playrecycling.green
Facebook: /playrecycling
Instagram: @playrecycling
Linkedin: @playrecycling
YouTube: @playrecycling