Iniciativa da Braskem reforça, acima de tudo, compromisso com a economia circular e beneficia a comunidade local
A edição de abril do Plastitroque, no ABCD, neste sábado (05.05), foi, em primeiro lugar, mais um sucesso.
A iniciativa da Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, incentiva, em suma, a destinação correta de resíduos plásticos e a conscientização ambiental, arrecadou 1,8 tonelada de resíduos plásticos.
Ela reforça a importância da economia circular ao envolver cooperativa parceira do SER+, projeto que fomenta a inclusão social e o desenvolvimento socioeconômico dos trabalhadores da reciclagem.
A ação, pautada, por exemplo, na troca de embalagens plásticas como PP e PET (garrafas plásticas de bebidas), PE – Plástico Duro (potes de cosméticos, baldes e brinquedos), Plástico Mole (sacos de alimentos, sacolas plásticas e embalagens Tetrapak)-, PVC (sandálias plásticas, tubos e mangueira), PS (embalagens para alimentos e remédios, bandejas, copos e pratos) e Isopor (bandejas, embalagens de alimentos e de proteção para eletroeletrônico), por itens de alimentação e limpeza, recebeu mais uma vez, resposta positiva da comunidade.
Isso demonstra a importância de programas como esse na conscientização ambiental e na promoção de práticas sustentáveis.
Além da quantidade expressiva de material coletado, o evento contou, da mesma forma, com a participação de 285 moradores da região.
Os mesmos puderam trocar seus resíduos por 156 kits de alimentação e 129 kits de higiene e limpeza.
Durante a ação, estiveram presentes o subprefeito de São Matheus, Ozziel Souza, e a secretária-adjunta de cultura do Município de São Paulo, Ana Carolina Lafemina.
As autoridades teforçaram a importância dessa ação voltada para a sustentabilidade e economia circular.
Isso em um espaço já dedicado pela prefeitura à comunidade com ações de aproximação, informação e cultura.
Edições mensais
O Plastitroque segue, portanto, com edições mensais ao longo do ano.
Sempre reforçando o compromisso da Braskem com a economia circular e o engajamento da comunidade.
Criada em 2019 no Brasil, a iniciativa já arrecadou, por exemplo, mais de 150 toneladas de resíduos plásticos, no entorno das unidades da Braskem.
O projeto acontece nos Estados onde a Braskem tem atuação. Ou seja, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia e Alagoas.
“O Plastitroque tem se consolidado como um projeto fundamental para estimular a reciclagem e a participação da comunidade no descarte adequado do plástico. Cada edição fortalece essa cultura sustentável e beneficia não apenas o meio ambiente, mas também as cooperativas e os trabalhadores da reciclagem”, afirma Thais Romar Minelli Rodrigues, coordenadora de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.
A próxima edição já está programada para 03.05 também na Praça do Costinha.
Para saber mais informações sobre o agendamento envie uma mensagem para o número (11) 94321-8671.