A Pinacoteca de São Bernardo (Rua Kara, 105, Jardim do Mar) é reaberta neste sábado (21.08), às 15h, com os projetos contemplados pela Lei Federal Aldir Blanc (Lei Federal 14.017/2020).
O local será liberado para a visitação do público geral na terça-feira (24/08) e vai até 15 de dezembro, seguindo todos os protocolos sanitários.
No espaço, há, em primeiro lugar, três mostras.
No salão 1, a “Exposição Aldir Blanc: um retrato das artes visuais em São Bernardo do Campo”, com as 33 obras premiadas no edital 16/2020 “Projetos Inéditos Culturais – Artes Visuais”.
A mostra retrata a diversidade e a riqueza da produção artística local contemporânea nos mais variados tipos de materiais e técnicas como aquarela, fotografia, escultura, instalação, entre outros.
Entre os destaques está a artista Dami Vargas, que produziu a obra “Mãos da Resistência”.
Na intervenção, Vargas utilizou, acima de tudo, a técnica com tinta acrílica sobre tela com aplicações de folha de prata.
Para produzir a obra, a artista, que passou por instituições internacionais como o The Art Student League of New York, teve como inspiração a tribo Mapuche, a maior do Chile.
Para o secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli, o edital de Artes Visuais trouxe ao município múltiplas formas de arte nas mais variadas linguagens.
“Em seu conjunto, a exposição demonstra que a arte contemporânea tem muito a dizer sobre o atual cenário, por meio da constante experimentação de novas técnicas e pensamentos. Precisamos refletir e ter empatia com a vivência do artista e da obra por ele apresentada”, disse, em resumo.
Mostra individual
No Salão 2, a exposição “Efêmera Certeza”, do artista Mauro Yamaguti, contemplada no edital “Projetos Inéditos – Linguagens Livres”.
A mostra traz obras que investigam o gesto, o movimento e o tempo, utilizando de tinta e pincel, para compor formas abstratas e texturas em pequeno, médio e grande formato.
Uma tentativa, portanto, de valorizar o gesto com desenhos, performances e instalações, obras pintadas diretamente nas paredes e apagadas ao final da exposição.
Biblioteca de arte
A bibliotecária Ilva Aceto Maranesi, que denomina a Biblioteca de Arte, inserida na estrutura da Pina, será, além disso, a homenageada em uma retrospectiva.
A história profissional de Ilva se mistura, da mesma forma, com a da Biblioteca de Arte, criada em 1989, sob sua coordenação.
O local, que já ficou sediado na Rua Padre Lustosa, Centro, e no bairro Baeta Neves, foi palco de projetos importantes que contaram com a participação e o envolvimento dos artistas plásticos da cidade.
Música
Também foi programada, além disso, muita música na reabertura da Pinacoteca de São Bernardo.
O Duo Brasil, contemplado pelo edital “Prêmio por Histórico de Realização – Música -Mostra de Artes”, se apresenta às 16h.
Formado por Shamuel Dias, baixo elétrico, e Jean Arthur, flauta transversal, tem seu foco na valorização da música instrumental brasileira e na prática da composição.
No repertório, além de músicas autorais, uma releitura de grandes nomes da música instrumental brasileira, como Jacob do Bandolim, Guinga, Egberto Gismonti, Pixinguinha, entre outros.
Como visitar
O período de visitação da mostra vai, portanto, até 15 de dezembro, de terça a sexta-feira: manhã, das 9h às 11h, com permanência até 12h; tarde: das 14h às 16h, com permanência até às 17h; noite: apenas às terças, das 17h às 20h, com permanência até às 21h, sem necessitar de agendamento.
Com agendamento, é necessário, em conclusão, enviar e-mail para pinacoteca@saobernardo.sp.gov.br (com nome, telefone, data/horário sugerido, número de visitantes, com o assunto AGENDAMENTO).