Petrobras apresenta novo espetáculo músico-teatral de Paulo Tatit e Filipe Edmo que resgata o valor do brincar

Em Canto do Joca, Cultura - No dia
Foto: Mayra Aline/Divulgação

Com uma proposta inovadora e canções inéditas, Siricutico em: Aventuras da Menina Flor e a Boneca Açucena é um espetáculo de artes cênicas que mistura música ao vivo, palhaçaria e muita interatividade. Antes da estreia, prevista para o segundo semestre, no dia 17 de junho estreou a plataforma com clipes das brincadeiras inspiradas na trilha sonora do espetáculo

 

Flor era uma menina que gostava de brincar dentro de casa. Até que um dia ela recebeu de presente uma boneca que, surpresa!, ganhou vida. Acontece que a boneca conhece muitos outros jeitos de brincar, e convida Flor levar a brincadeira para o quintal, para o ar livre, para o mundo… Será que a Flor vai gostar?

Patrocinado pela Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, é neste contexto que se desenrola o novo espetáculo músico-teatral Siricutico em: Aventuras da Menina Flor e a Boneca Açucena, criado por dois dos artistas brasileiros mais queridos do público infantil, Paulo Tatit, fundador do selo Palavra Cantada, e Filipe Edmo, fundador da Trupe Trupé.

Com uma proposta inovadora e canções inéditas, o projeto Siricutico: Corpo e Brincadeira estimula a criação de novas brincadeiras ao mesmo tempo em que resgata o valor do brincar. “Nós queremos oferecer uma lembrança rica para as crianças e suas famílias, uma mistura de artes cênicas, música ao vivo, palhaçaria e muita interação com a plateia”, adianta Paulo.

Brincadeiras na telinha

Antes mesmo da estreia, prevista para o segundo semestre em São Paulo e, depois, em mais quatro cidades brasileiras, no dia 17 de junho estreou a plataforma online com clipes de brincadeiras inéditas inventadas a partir das canções do espetáculo. Ao todo, serão 15 vídeos, com novas postagens todo domingo, em que Paulo, Filipe e crianças de diferentes idades brincam de roda, de pegar, de pular corda, dançam, cantam e pintam. “Embora tenham sido inspiradas na trilha sonora do espetáculo, a grande maioria destas brincadeiras é exclusiva da plataforma”, revela Filipe.

O projeto Siricutico: Corpo e Brincadeira nasceu da parceria artística entre Paulo e Filipe, que chegaram a compor 30 músicas juntos em pouquíssimo tempo. A parceria foi levada para oficinas de músicas e brincadeiras para crianças, que acabaram adquirindo um aspecto pedagógico ao auxiliar famílias e educadores no desenvolvimento de novas formas de interação e aprendizado.

Com o sucesso das oficinas, a dupla de artistas encarou o desafio de adaptar o conceito para um espetáculo músico-teatral e uma série de vídeos. A ideia foi concretizada por meio de um edital da Petrobras de 2020 voltado para projetos cênicos, com base na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91).

A título de contrapartida social, o projeto inclui ainda a realização de 10 novas oficinas para professores e educadores da rede pública de ensino e Organizações da Sociedade Civil (OSC) que trabalham com crianças em idade de pré-alfabetização. O objetivo é instigar estes profissionais a criar suas próprias brincadeiras e explorá-las com os alunos.

“As crianças pequenas precisam muito deste tipo de atividade lúdica para aprender sobre seu mundo, onde tudo é mágico, onde tudo cabe, onde tudo ainda é bom e belo”, diz Filipe. “O Siricutico: Corpo e Brincadeira é um celeiro de novas formas de brincar depois de um período desafiador marcado pelo isolamento e a falta das atividades ao ar livre”, completa Paulo.

Sobre o Programa Petrobras Cultural

O Programa Petrobras Cultural apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões. Por meio do incentivo a diversos projetos, o Programa coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. A empresa acredita que, com criatividade e inspiração, é possível promover o crescimento e mudanças.

Serviço
Projeto Siricutico: Corpo e Brincadeira | Com Paulo Tatit e Filipe Edmo
Estreia da plataforma online: a partir de dia 17 de junho, com novos vídeos a cada domingo
Patrocínio: Petrobras
Facebook: siricuticooficial
Instagram: siricutico.oficial

Você também pode ler!

Com foco na diversidade e inclusão, Programa de Estágio Braskem 2023 tem 165 vagas em São Paulo

Oportunidades oferecidas para São Paulo, Santo André, Mauá, Campinas, Cubatão e Paulínia priorizam a contratação de mulheres, pessoas negras

Read More...

Santo André realiza audiência pública do Plano de Mobilidade nesta quarta

Encontro acontecerá em ambiente virtual e vai discutir propostas sobre o tema para os próximos anos A construção do Plano

Read More...

Candidato a deputado federal, médico Dr. Ricardo Yoshio inicia campanha no Jd. Inamar, em Diadema

O doutor sela parceria com Carla Morando, que concorre à reeleição pelo Legislativo Estadual, ampliando visibilidade e fortalecendo sua

Read More...

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu