Petrin explica questão legal do pedido explícito de votos de Lula a Boulos

In ABCD, Canto do Joca On
Advogado Leandro Petrin

Joaquim Alessi

O debate, em primeiro lugar, corre solto na internet sobre o pedido explícito de votos feito pelo presidente Lula a Boulos neste 1º de Maio.

Claramente, o chefe da Nação pediu votos, e disso não há dúvidas.

Guilherme Boulos é pré-candidato a prefeito da Capital pelo PSol e enfrenta, entre outros, o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que buscará a reeleição.

Nunes já anunciou que vai à Justiça contra Lula e Boulos.

Antes de ficar dando ouvidos a especuladores de redes sociais, ou agitadores que defendem essa ou aquela candidatura, ABCD REAL procurou quem entende da lei.

O advogado Leandro Petrin, renomado especialista em legislação eleitoral, gentilmente nos atendeu quase às 21h30 desta quarta (1º.05).

E ensinou: “Lula pode ser multado por propaganda eleitoral antecipada, porque a lei eleitoral permite na pré-campanha, mas proíbe o pedido explícito de voto. Ele faz um pedido explícito de voto. No caso de Boulos, precisaria uma comprovação de que ele tinha conhecimento prévio, porque não foi ele que cometeu o ato”, avaliou, em resumo.

Petrin até comparou com a primeira campanha de Dilma: “Igual ele fez em 2010 com ‘a mãe do PAC’ nas inaugurações com a presença da Dilma”.

Apesar disso, Leandro advertiu: “Em princípio, só multa. Mas, se comprovado uso demasiado de recursos públicos para esse evento, podemos ter uma ação mais complicada”.

You may also read!

Ribeirão Pires promove manhã de bem-estar com atividades de Reiki e Yoga

Evento gratuito no Parque Municipal Prof. Luiz Carlos Grecco reuniu cerca de 100 participantes mesmo com manhã chuvosa e

Read More...

Carnaval de São Paulo se consolida e movimento garante faturamento de R$ 4 bilhões para o Turismo

Balanço parcial da Federação de Hotéis e Restaurantes do Estado de São Paulo (Fhoresp) estima, em primeiro lugar, injeção

Read More...

GCM de São Bernardo embarga construção por movimentação irregular de terra no Montanhão após denúncia

Obra foi paralisada e responsável terá 48 horas para retirar entulho e aguardar, além disso, autorização da Secretaria de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu