Levantamento da SuperFrete em parceria com a CASA mostra, em primeiro lugar, como o frete passou de custo operacional a parte crucial da decisão de compra
Neste Dia Internacional da Micro e Pequena Empresa (27.06), estudo revela o que está por trás do crescimento dos pequenos negócios no Brasil e o papel cada vez mais estratégico da logística nesse cenário.
A pesquisa, conduzida pela SuperFrete – plataforma que conecta empreendedores a melhores opções de frete – em parceria com a consultoria estratégica CASA, ouviu, acima de tudo, mais de 400 empreendedores em diferentes regiões do País.
O objetivo, em suma, foi entender em detalhes o perfil dos micro e pequenos negócios no Brasil.
Além disso, conhecer as motivações desses profissionais, dificuldades e como a escolha de soluções logísticas impacta diretamente nos seus resultados.
Frete: de detalhe técnico a diferencial de negócio
A pesquisa revela que o empreendedor de hoje não é apenas o que vende, mas o que entende que logística, preço justo e uma boa experiência de compra fazem parte da sua competitividade.
E, além disso, a forma como escolhe, testa e mantém seus serviços de frete diz muito sobre isso.
O levantamento mostra uma transformação clara: o frete, antes visto como um detalhe operacional, passou a ocupar lugar de destaque nas estratégias de venda, conversão e fidelização.
Mais do que vender produtos, esses empreendedores estão redesenhando suas operações a partir de critérios objetivos: preço competitivo no frete (46,5%), facilidade de uso da plataforma (23,6%) e atendimento e suporte eficiente (10,7%).
“Frete deixou de ser só custo. Hoje ele é uma extensão da experiência de compra. Pode acelerar uma venda ou causar desistência. Por isso, cada vez mais lojistas, dos pequenos aos grandes, olham para isso como parte da sua proposta de valor”, explica Victor Maes, CEO da SuperFrete.
Alavancagem de vendas
Segundo o levantamento, 67,1% dos entrevistados afirmam que usam a plataforma de frete como apoio para alavancagem de vendas.
É o caso da Bibiana Fingler, dona da loja Armarinho Baby & Kids, especializada em roupas infantis importadas, que vende pelo Instagram:
“Contar com a SuperFrete possibilita tanto atrair consumidores mais distantes da grande São Paulo quanto fidelizar essa fatia de público que passa a comprar com frequência graças ao frete mais em conta. O frete fica mais atrativo mesmo para o Norte e Nordeste que é longe daqui. Eu passo o valor para os clientes e eles acham até o frete expresso mais barato. Por isso, vendo mais para o RS, Norte e Nordeste”, comemora.
O estudo aponta ainda, que alguns setores, como revenda, papelaria e vestuário, já operam com envios diários.
Tal postura revela um perfil mais estruturado e orientado à escala, mesmo entre empresas de pequeno porte.
A vida real do pequeno empreendedor brasileiro
Mais do que dados, a pesquisa escancara as dores cotidianas de quem empreende no Brasil.
As otinas sobrecarregadas, ausência de equipe, falta de tempo para cuidar da parte estratégica e dificuldade de adquirir clientes.
Sem contar a baixa presença digital e obstáculos para contratar fornecedores ou obter crédito.
Ainda assim, muitos encontram, da mesma forma, caminhos criativos para crescer, mesmo com recursos limitados.
“O cliente está no centro de tudo o que fazemos na SuperFrete. Essa pesquisa nos deu a oportunidade de escutar, de forma estruturada, um público que move a economia mas ainda é pouco ouvido. Ouvir essas histórias e entender suas dores e motivações é essencial para seguirmos evoluindo com soluções que realmente façam diferença”, comenta, em resumo, Victor.
Tecnologia simples como aliada no dia a dia
A facilidade de uso da SuperFrete é apontada pelos usuários como um diferencial importante para otimizar o dia a dia do empreendedor.
Ele pode calcular frete em tempo real e informar em instantes o preço e prazo de entrega até para clientes que chegam pelo WhatsApp ou redes sociais.
Para Lorena Beatriz dos Santos, do Ateliê Loren Crochê, a praticidade é o que mais pesa.
“A SuperFrete representa para mim uma ferramenta essencial que facilita minhas vendas, atrai mais clientes e impulsiona o crescimento do meu negócio”, recomenda.
Sobre a SuperFrete
A SuperFrete é uma plataforma que conecta empreendedores às melhores opções de frete e transportadoras.
Seu foco está, por exemplo, na redução de custos logísticos e no aumento da eficiência operacional.
A startup nasceu em 2020 e hoje atende, em conclusão, mais de 150 mil negócios e conta com mais de 130 colaboradores em todo o País.