Pesquisa da FecomercioSP mostra empresários paulistanos mais cautelosos em julho

In ABCD, Canto do Joca, Economia On
- Updated

Índice que avalia, em primeiro lugar, a perspectiva sobre contratações e novos investimentos, recuou 1,8%

O Índice de Expansão do Comércio (IEC), apurado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), recuou 1,8% em julho.

Diante do resultado, o indicador passou de 107,2 pontos, em junho, para 105,3 pontos, em julho.

O índice varia, por exemplo, entre 0 e 200 pontos, representando, respectivamente, desinteresse e interesse absoluto na expansão dos negócios.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o indicador registrou, acima de tudo, variação de -0,7%.
 O IEC é composto pelas variáveis Expectativas para Contratações de Funcionários (ECF) e pelo Nível de Investimentos das Empresas (NIE).  O primeiro recuou 2,8%, passando de 119 pontos, em junho, para 115,6 pontos, em julho. Já o índice que apura a propensão dos empresários a fazer novos investimentos apontou queda de 0,6% — de 95,5 para 94,9 pontos. Na comparação interanual, o primeiro caiu 3,4% e o segundo avançou 2,8%.

Estímulo

Segundo a FecomercioSP, no sétimo mês do ano, a desaceleração inflacionária, o ciclo de redução da taxa de juros, o aquecimento do mercado de trabalho e o aumento da renda estimularam o consumo das famílias, beneficiando o Comércio.

O contexto contribuiu para a expansão nas vendas, demandando contratação de novos funcionários. Nos meses de maio e junho, as datas comemorativas também favoreceram esse movimento.
Por outro lado, os desafios do cenário macroeconômico e o cenário de endividamento e juros elevados que atingem as empresas levaram os empresários a adotar uma postura mais cautelosa quanto a novos investimentos. Segundo a FecomercioSP, o NIE tem flutuado entre 93 e 96 pontos, nos últimos meses. O patamar abaixo dos 100 pontos reflete um sentimento de pessimismo dos empresários para investir em capital físico, reformas, abertura de lojas, entre outros.

Notas metodológicas

O Índice de Expansão do Comércio (IEC) é apurado todo o mês pela FecomercioSP desde junho de 2011, com dados de cerca de 600 empresários.

O indicador vai, portanto, de 0 a 200 pontos, representando, respectivamente, desinteresse e interesse absolutos em expansão de seus negócios.

A análise dos dados identifica, além disso, a perspectiva dos empresários do comércio em relação a contratações, compra de máquinas ou equipamentos e abertura de novas lojas.

Apesar de esta pesquisa também se referir ao município de São Paulo, sua base amostral abarca, em conclusão, a região metropolitana.

You may also read!

Cine Theatro Carlos Gomes traz mostra sobre Charles Chaplin

Clássicos da filmografia do gênio do cinema mudo serão exibidos gratuitamente, em primeiro lugar, neste mês, às 19h30, no

Read More...

Solidariedade que aquece: alunos da EME Alcina Dantas Feijão transformam competição em ação social em São Caetano

Gincana solidária com alunos da EME Professora Alcina Dantas Feijão, no Bairro Mauá, resultou, em primeiro lugar, na doação

Read More...

Santo André acelera reformas em Emeiefs durante o recesso escolar

Unidades municipalizadas passam, acima de tudo, por processo de modernização, que está sendo intensificado em julho Julho é compensado de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu