Perfil profissional muda e day trade passa a gerar renda para quase 60% dos operadores

In Canto do Joca On
- Updated

Levantamento feito pela Axia Investing, mostra que a realidade de hoje é bem diferente da verificada há seis anos

Pesquisa feita no final de 2024 pelas mesas proprietárias Axia Investing e Star Desk, ambas pertencentes ao Grupo Axia, mostra que 59% dos traders obtém renda mensal que varia de um a mais de cinco salários mínimos fazendo day trade. O resultado contrasta com levantamento feito pela FGV (Fundação Getulio Vargas) em 2019, quando se constatou que 97% dos profissionais só perdiam dinheiro e os 3% restantes ganhavam, em média, R$ 300. A mudança de perfil dos operadores, que passaram a estudar antes de se arriscar no mercado financeiro, é uma das explicações para essa importante guinada.

De acordo com a pesquisa da Axia/Star Desk, 15,74% dos entrevistados obtêm renda de até um salário mínimo trabalhando com day trade. 24,37% responderam que ganham entre dois e três salários-mínimos e 10,15% entre três e cinco salários. 8,63% afirmam aferir mais de cinco salários mínimos. Os 41% restantes disseram ainda não ter conseguido renda com o trabalho.

A mesma pesquisa mostra que o nível de qualificação dos profissionais que fazem day trade melhorou. 44% responderam ter dois ou mais anos de estudo sobre as técnicas utilizadas para operar no mercado. Outros 32% afirmaram ter até um ano de estudo a respeito do tema e 24% disseram nunca ter feito cursos, ou seja, aprenderam na prática, na base do erro e acerto.

Para efeito de comparação, na primeira consulta feita pela Axia, em 2021, o percentual de profissionaiLevantamento feito pela Axia Investing, mostra que a realidade de hoje é bem diferente da verificada há seis anos

s com dois ou mais anos de estudo era de 34,34% – 9,6 pontos percentuais a menos. Naquela ocasião, 37,35% tinham até um ano de estudo e 28,31% preferiram aprender na prática, sem fazer qualquer curso. A melhora nos níveis de conhecimento pode ser constatada observando os níveis de acerto desses profissionais e, consequentemente, os ganhos que eles passaram a aferir.

Atualmente, 32% dos traders afirmam ter níveis de acerto nas operações mensais entre 70% e 89%. Outros 44% garantem que são bem sucedidos entre 50% e 69% das tentativas. Por fim, 20% têm níveis de acerto entre 30% e 49%  e apenas 4% dos entrevistados são bem-sucedidos em menos de 30%.

“Na época em que a FGV fez o estudo era mais comum as pessoas se arriscarem sem ter conhecimento. De lá para cá isso tem mudado. A melhora nos níveis de qualificação explica muito e acredito que as mesas proprietárias contribuíram para esse avanço, já que para ingressar em uma é preciso passar por um processo de seleção, ou seja, o candidato tem de estudar sobre mercado financeiro para ter chances”, argumenta Leonardo Megale, co-fundador de ambas as mesas.

As mesas proprietárias, tão comuns há décadas nos Estados Unidos, chegaram ao Brasil somente por volta de 2017. A Axia Investing foi pioneira neste segmento. Antes disso, a única opção para quem desejava fazer day trade era abrir conta em uma corretora e arriscar o próprio capital. A mesa proprietária possibilita que o trader não arrisque o próprio dinheiro, pois trabalha com o capital da empresa. Também não precisa arcar com as perdas. Porém, o lucro obtido não fica todo com o operador e é dividido com a empresa.

A pesquisa teve como base os traders cadastrados nas duas mesas proprietárias que, juntas, contam com mais de 11 mil profissionais, recorte bastante representativo para o segmento no país.

You may also read!

Patacori Ogum teve cortejo, caminhada e louvação pelo quarto ano consecutivo

Comemoração foi instituída por lei municipal e faz parte do Circuito Religioso de Ribeirão Pires Cerca de 300 pessoas participaram

Read More...

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de São Caetano presta contas em audiência pública

A SELJ (Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude) de São Caetano do Sul prestou contas do exercício 2024 em

Read More...

Campanha de Diadema “Criança não Trabalha” premiada como experiência exitosa em congresso estadual

Município levou 53 trabalhos ao 38º Cosems, encontro reuniu mais de 2.100 experiências de todo o estado de São

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu