Parceria com Federal do ABC garante curso a servidores de Diadema

In ABCD, Educação On
As docentes do curso Eleonora Menicucci, Yury Orosco, Evelyn Daniel, Marcia Damaceno e Ana Lucia Sanches. Fotos: Dino Santos/PMD

Joaquim Alessi

Formação “Escola para Igualdade: Classe, Gênero, Raça e suas Relações com o Território e Meio Ambiente” será ministrado por docentes da instituição de ensino superior e integrantes da administração municipal; aula magna vai contar com a presença da ex-ministra Eleonora Menicucci

Ex-ministra Eleonora Menicucci

Parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC) e as Secretarias de Educação e Saúde de Diadema garantiu, em primeiro lugar, um curso de extensão universitária a 130 servidores das Secretarias de Educação, Saúde, Cultura, Assistência Social e Cidadania e Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema.

A formação “Escola para Igualdade: Classe, Gênero, Raça e suas Relações com o Território e Meio Ambiente” começa nesta sexta-feira (03.03), e terá aula magna com a ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres Eleonora Menicucci.

A aula magna acontece, portanto, no Auditório do Quarteirão da Saúde, às 9 horas.

Sob coordenadoria da ex-ministra, da secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches, e do professor da UFABC Acácio Almeida, a formação terá encontros presenciais, sempre às terças ou sextas-feiras (de acordo com a escolha do servidor), no período da manhã, no Auditório do Centro de Formação Professora Lisete Arelaro.

Qualificação

O objetivo é, acima de tudo, qualificar o trabalho prestado pelos servidores, a fim de estes sejam capazes de realizar análises que incluam as especificidades de classe, raça, gênero, território e meio ambiente nos atendimentos prestados aos munícipes da cidade.

“É uma formação básica, mas muito importante, para nos ajudar a identificar e combater as desigualdades”, explica, em resumo, a secretária de Educação, Ana Lucia Sanches.

“Identificar na sociedade quem são os grupos opressores, quem são os grupos oprimidos e dentro desse sistema de opressão, quais grupos estão em maior vulnerabilidade e que ações precisam ser realizadas no sentido de mitigar essas opressões e vulnerabilidades”, completa, da mesma forma.

As aulas começam neste 3 de março e seguem até 18 de julho, data de encerramento da formação.

Terão como docentes a ex-ministra Eleonora Menicucci, a secretária de Educação, Ana Lucia Sanches, o professor da UFABC Acácio Almeida, a diretora do Departamento de Educação Popular da Secretaria de Educação de Diadema, Evelyn Cristina Daniel, a coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Creppir), Marcia Damaceno, e a responsável pela área técnica que trabalha com as populações estratégicas na Secretaria de Saúde do município, Yury Puello Orozco.

You may also read!

Natal Iluminado de São Bernardo estreia neste sábado com orquestra sinfônica e espetáculo de luzes

Maior festejo de fim de ano da história da cidade terá Pista de Patinação no Gelo, árvore gigante de

Read More...

Papai Noel chega a Diadema no dia 14

Natal da Esperança preparado pela Prefeitura terá, além da apresentação do Bom Velhinho, árvore e vila de Natal e

Read More...

Mauá celebra 71 anos entre as 20 cidades do país mais bem avaliadas no acesso aos serviços de tratamento de esgoto

Com o indicador de 91% de tratamento de esgoto, Mauá já alcançou 10 anos antes as metas de universalização

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu