Rio de Janeiro, Bahia e Brasília tiveram mais premiados e finalistas em 2021, mas Santo André entra na parada neste ano, revela o MidiaTalks By J&Cia
Fábio Yoshimitsu Nakamura ficou em 5º lugar na classificação para a finbal com a foto de um trem abandonado na Vila Ferroviária de Paranapiacaba, em Santo André.
Na descrição do prêmio, eles relatam: “O local fica no município de Santo André e surgiu como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway.”
Wikipedia
Foi a 10ª edição do concurso internacional de fotos de monumentos e sítios históricos da enciclopédia online Wikipedia que anunciou os vencedores da primeira fase.
Todos, em primeiro lugar, eleitos pelos júris nacionais dos países que fazem parte da competição.
O vencedor da etapa Brasil foi, além disso, um fotógrafo lituano que mora no Rio.
Donatas Dabravolskas registrou a estátua de Carlos Drummond de Andrade, em Copacabana, e teve outros dois trabalhos selecionados entre os 10 melhores.
Já Francisco Willian Saldanha, fotógrafo de Brasília, que em anos anteriores emplacou duas fotos entre os melhores registros de monumentos do mundo no concurso, garantiu quatro trabalhos entre os 10 melhores do Brasil este ano. Os vencedores serão anunciados em fevereiro.
Desde 2015
O Wiki Loves Monuments é realizado desde 2015 no Brasil, e neste ano teve uma categoria dedicada exclusivamente à Bahia.
Desde então o número de registros na Wikidata, base de dados livres que gera listas de monumentos, aumentou de 1,5 mil para mais de 10 mil.
E isso com representantes de todas as regiões do País.
Segundo Éder Porto, um dos organizadores, a ideia é estimular a captura de imagens de monumentos “fora da rota”.
Eles estão sujeitos ao vandalismo, à negligência e ao abandono do Estado.
“Esse registro pode ser o último”, diz ele, acima de tudo.
A etapa brasileira do Wiki Loves Monuments 2021 teve a participação de 113 fotógrafos, com 72 novos participantes e 928 monumentos registrados.
Deles, 596 participaram pela primeira vez.
Santa Catarina foi, em conclusão, o Estado que mais ilustrou monumentos pela primeira vez (172) .