Parada LGBTQIA+ de Santo André destaca o envelhecimento e a inclusão da terceira idade

In ABCD On
- Updated

Evento acontece neste domingo e traz o tema “Envelhecer, Memória, Resistência e Futuro”

Neste domingo (24.08) será realizada em Santo André a 25ª Parada do Orgulho LGBTQIA+. Com concentração a partir das 11h no Parque Prefeito Celso Daniel, o evento, que tem apoio institucional da Prefeitura de Santo André, traz como tema “Envelhecer, Memória, Resistência e Futuro”, para colocar em evidência os desafios e a inclusão da terceira idade LGBTQIA+.

Além da manifestação nas ruas, a Prefeitura de Santo André tem intensificado as ações de inclusão para este público. Na última quinta-feira (21), a Secretaria de Saúde realizou o 1º Workshop da Diversidade – Encontro da Inclusão do SUS, para discutir um atendimento mais humanizado. No dia 27 de junho, uma roda de conversa foi realizada com foco na empregabilidade de pessoas LGBTQIA+ acima de 50 anos.

De acordo com Marcelo Gil, organizador do evento e responsável pelo Departamento de Diversidade da Secretaria de Relações Políticas e Institucionais, o tema é urgente e necessário. “Na terceira idade, a população LGBTQIA+ enfrenta preconceito, solidão, exclusão social e dificuldades de acesso aos serviços de saúde. Muitas pessoas são forçadas a voltar ao armário e acabam vivendo sem redes de apoio ou vínculos familiares. Isso impacta diretamente na saúde mental e pode levar à depressão. É fundamental que o poder público garanta políticas de acolhimento e espaços de pertencimento”, destacou.

Um marco importante será a Segunda Retificação de Nome Social e Gênero, que acontece no dia 30 de agosto em parceria com a Defensoria Pública e apoio da ONG ABCD’S.

A 25ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ contará com um palco com diversas atrações para o público. Entre os nomes confirmados estão as artistas Drag Tiffany, Kah Santos e Allana Prado, além de DJs como Aline Bonno, Carlos Aquino, Feedmali, Gaio Fernandes e Philipe Stuart.

O evento terá apresentações de Deborahs Top, Diego Spears e Kakah Morenah, e shows de Ka-Dim, Rilary, Pyetra Dipoldi, Magister, Jotta Moura e Anna Luiza, com participação especial da Márcia Pantera.

O evento é organizado pela ONG ABCD’S, com apoio institucional da Prefeitura de Santo André, do Governo do Estado de São Paulo, além de sindicatos, coletivos culturais e empresas parceiras.

Foto: Helber Aggio/PSA

You may also read!

Mulheres dedicam mais de mil horas por ano ao trabalho doméstico não remunerado

Pesquisa da PUCPR revela, em primeiro lugar, impacto socioeconômico do trabalho de cuidado familiar realizado por mulheres brasileiras Estudo foi conduzido por

Read More...

Cidades da Grande São Paulo já podem se inscrever nos editais de Difusão Cultural

Novo lote de editais soma, acima de tudo, mais de R$ 28 milhões em investimentos e novas chamadas serão

Read More...

Especialista em fisioterapia esportiva do ABCD explica lesão que tirou Rodrygo da Copa

Fisioterapeutas esclarece, em suma, o que significam os rompimentos do ligamento cruzado anterior e do menisco lateral do jogador

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu