Para FecomercioSP, decisão do Banco Central de reduzir Selic para 12,75% é correta

In Canto do Joca On

Redução da taxa básica de juros vai ao encontro das expectativas do mercado

Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a decisão do Conselho de Política Monetária (Copom) do Banco Central (Bacen) de reduzir a Selic, a taxa básica de juros da economia, para 12,75% ao ano (a.a) é correta, considerando o aumento do preço do petróleo e incertezas da política fiscal. 

Embora alguns analistas tenham apostado em um corte mais radical, de 0,75 ponto porcentual (p.p), a Federação entende que a redução de 0,5 (p.p.) é apropriada, uma vez que os cortes exigem cautela, pois os juros mais longos estão subindo consistentemente frente ao receio da política fiscal. Isso acontece porque, só nos primeiros seis meses do ano, o governo já atingiu um déficit fiscal de R$ 100 bilhões, o que mostra uma postura expansionista que ameaça pressionar a demanda no futuro. 

Ainda segundo a Federação, o corte de gastos e a Reforma Administrativa são essenciais para manter a redução de juros em 2024 e para melhorar as condições de investimento, receita, renda e emprego do setor privado nos próximos anos. Além disso, o valor do petróleo continua subindo, enquanto a Petrobras mantém preços abaixo do mercado, o que provavelmente resultará em futuros acréscimos nos valores dos combustíveis a fim de preservar a estabilidade financeira da estatal.

Por outro lado, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) surpreendeu positivamente, ao registrar um aumento de apenas 0,23%, abaixo das expectativas do mercado, que esperava 0,28%, indicando um cenário inflacionário relativamente estável. 

Nos últimos 12 meses, o IPCA acumulou um aumento de 4,61%, com alta anual de 3,23%. Itens essenciais, como alimentos em domicílio, apontaram quedas notáveis (-1,26%). 

Além disso, os núcleos de inflação e os serviços se mantiveram estáveis, com médias entre 0,25% e 0,3%, indicando sinal verde para os diretores da autoridade monetária ao sugerir uma estabilização da demanda. A próxima reunião está marcada para o fim do mês de outubro. 

You may also read!

SORTE NA CONTA BRK: Última semana para participar da promoção em Mauá

Campanha termina em 28 de fevereiro e clientes que pagarem a fatura por PIX ainda podem concorrer a prêmios

Read More...

Noite mágica do cooperativismo: a definição da assembleia do Sicredi nas palavras do presidente, Jaime Basso

Joaquim Alessi Jaime Basso, presidente do Sicredi Vale do Piquiri ABCS PR/SP, além de membro do Conselho de Administração do

Read More...

BRK explica por que manutenções preventivas são essenciais para o saneamento

Intervenções programadas ajudam a garantir segurança operacional e continuidade dos serviços de coleta e tratamento de esgoto A BRK, concessionária

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu