Para especialista, tabagismo é uma doença que precisa de tratamento

In ABCD, Canto do Joca On

O Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, tem a finalidade de conscientizar sobre os malefícios causados pelo tabagismo e a exposição ao fumo passivo. De acordo com o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), as taxas de consumo de tabaco caíram em 150 países e, desde 2010, o Brasil apontou redução relativa de 35% e é um dos líderes na redução do tabagismo.

Segundo o pneumologista Valter Eduardo Kusnir, do Hospital Santa Casa de Mauá, o tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência da nicotina e está associada ao câncer de pulmão, o qual leva a óbito milhões de pessoas no mundo. Parar de fumar não é tarefa fácil, porém é possível e, caso o paciente não consiga sozinho, é importante procurar ajuda médica.

Pneumologista Valter Eduardo Kusnir,/Divulgação

“O tabagismo é uma doença e precisa ser tratada como tal, com tratamento fisiológico e psicológico, mudanças de hábitos e muita força de vontade. Abandonar o tabagismo de uma vez é difícil e nem é recomendado. No entanto, essa decisão só trará benefícios, já que a fumaça do tabaco contém milhares de substâncias tóxicas”, explica o especialista Valter Eduardo Kusnir.

Entre os benefícios estão a normalidade da pressão arterial e frequência cardíaca, aumento do oxigênio no organismo, melhora da respiração e do funcionamento dos pulmões, do olfato e do paladar, previne doenças como o câncer de pulmão, as doenças cardiovasculares, o Acidente Vascular Cerebral (AVC), a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), a pneumonia, a úlcera do aparelho digestivo, a osteoporose, a catarata, a impotência sexual no homem, a infertilidade na mulher e a menopausa precoce, complicações na gravidez e o comprometimento das defesas do organismo aumentando o risco de infecções por vírus, bactérias e fungos. A pele também fica menos oleosa e envelhecida.

O tabaco ainda prejudica as pessoas próximas, pois o passivo pode sofrer com doenças imediatas ou a longo prazo, já que as chances de doença cardíaca aumentam em 25%. Há ainda a redução da capacidade funcional respiratória, infecções respiratórias em crianças e, nas grávidas, prejudica o crescimento do feto e aumenta o risco de complicações, parto prematuro e baixo peso ao nascer.

O Hospital Santa Casa de Mauá está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1374 – Vila Assis – Mauá – fone (11) 2198-8300. https://santacasamaua.org.br/ .

You may also read!

Akira Auriani dialoga com moradores e líderes nos bairros

O candidato a prefeito em Rio Grande da Serra Akira Auriani (PSB) participou de série de reuniões com moradores

Read More...

Flávia Morando come pastel com Carla e propõe ampliação da feira noturna em São Bernardo

Candidata ao Paço pelo União Brasil ouviu demandas da população em agenda realizada no Pq. São Diogo, ao lado

Read More...

Gilvan participa de sabatina na Acisa, roda a cidade e apresenta propostas para a Prefeitura de Santo André

Candidato fez caminhada ao lado da população no Jardim Ipanema Gilvan participou nesta quarta-feira (18.9) de sabatina na Acisa (Associação

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu