Pandemia aumenta procura nos serviços de saúde em Diadema, mas vacinação ajuda a estabilizar cenário

In ABCD On
- Updated

Dados são do Relatório Anual da Gestão sobre trabalho desenvolvido em 2021, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, que detalha produtividade, metas e desafios na condução das ações de saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema apresentou o Relatório Anual de Gestão (RAG) 2021 com dados e informações sobre produtividade dos serviços de saúde, metas alcançadas e os desafios enfrentados no primeiro ano de gestão, para o Conselho Municipal de Saúde (CMS) em reunião ordinária. A conclusão foi a de que o cenário de pandemia intensificou a procura pelos serviços de saúde na cidade, movimento que só se estabilizou com o avanço da vacinação no município.

O documento possui mais de 80 páginas e é um instrumento de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS) que apresenta elementos fundamentais para o acompanhamento e avaliação das iniciativas indicadas no Plano Municipal de Saúde e na Programação Anual de Saúde.

O cenário pandêmico da covid-19 influenciou o atendimento nos serviços da rede municipal. No primeiro quadrimestre de 2021, o aumento dos casos da doença aumentou a procura pelo atendimento no Hospital Municipal de Diadema (HMD), que registrou 338.304 atendimentos. Com o avanço da vacinação e outras medidas adotadas pela Administração, a procura pelo HMD diminuiu, com registro de 225.013 atendimentos no terceiro quadrimestre e as Unidades Básicas de Saúde, que atendem casos mais leves da covid-19, tiveram mais atividades nos últimos meses do ano passado, passando de 280.755 atendimentos (no primeiro quadrimestre) para 459.149 atendimentos (no último período).

Entre as ações de destaque no ano passado, a assessora da Secretaria Municipal da Saúde, Isabel Fuentes, elencou a vacinação contra a covid-19, a implantação do Programa UBS Nota 10, com melhorias nas Unidades Nações, Paulina e Centro; do Consultório na Rua, para atendimento de pessoas em situação de rua; além da criação do Ambulatório DiaTrans, voltado para a saúde integral da população de travestis e transexuais de Diadema, e a retomada de atendimentos de odontologia no centro cirúrgico do Quarteirão da Saúde.

Já os desafios enfrentados pela equipe que assumiu em 2021 foram contratos vencidos, o que dificultou dar prosseguimento às ações de rotina da Secretaria, menor quantidade de recursos financeiros, servidores afastados, desabastecimento de medicamentos e insumos e convênios que precisavam ser encerrados. “Para poder tocar o trabalho, foi preciso estruturar o sistema de saúde para garantir seu funcionamento e também realizamos a 11ª Conferência Municipal de Saúde. Para este ano, já começamos a trabalhar com o orçamento elaborado por esta gestão, direcionando os recursos de acordo com a necessidade real, ainda dentro do contexto da pandemia pela covid-19”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Rejane Calixto.

O documento foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e está disponível em http://www.diadema.sp.gov.br/ss-gestao-do-sus/25295-relatorio-anual-de-gestao.

Por Renata Nascimento

Foto Igor Andrade

You may also read!

Estoril recebe 1ª etapa do Circuito de Maratona Aquática de 2025 em São Bernardo

Prova será disputada neste sábado, dentro das águas da Represa Billings; evento é, em primeiro lugar, referência esportiva no

Read More...

USCS tem inscrições abertas para processo de transferências

Estudantes de graduação de outras instituições que tenham interesse em estudar na Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Read More...

Ribeirão Pires inicia instalação de deck no Parque Luiz Carlos Grecco

Intervenção faz parte da Fase 3 do Projeto Monumentos Interativos Turísticos, realizado, em primeiro lugar, por meio de convênio

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu