Pandemia aumenta procura nos serviços de saúde em Diadema, mas vacinação ajuda a estabilizar cenário

In ABCD On
- Updated

Dados são do Relatório Anual da Gestão sobre trabalho desenvolvido em 2021, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, que detalha produtividade, metas e desafios na condução das ações de saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema apresentou o Relatório Anual de Gestão (RAG) 2021 com dados e informações sobre produtividade dos serviços de saúde, metas alcançadas e os desafios enfrentados no primeiro ano de gestão, para o Conselho Municipal de Saúde (CMS) em reunião ordinária. A conclusão foi a de que o cenário de pandemia intensificou a procura pelos serviços de saúde na cidade, movimento que só se estabilizou com o avanço da vacinação no município.

O documento possui mais de 80 páginas e é um instrumento de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS) que apresenta elementos fundamentais para o acompanhamento e avaliação das iniciativas indicadas no Plano Municipal de Saúde e na Programação Anual de Saúde.

O cenário pandêmico da covid-19 influenciou o atendimento nos serviços da rede municipal. No primeiro quadrimestre de 2021, o aumento dos casos da doença aumentou a procura pelo atendimento no Hospital Municipal de Diadema (HMD), que registrou 338.304 atendimentos. Com o avanço da vacinação e outras medidas adotadas pela Administração, a procura pelo HMD diminuiu, com registro de 225.013 atendimentos no terceiro quadrimestre e as Unidades Básicas de Saúde, que atendem casos mais leves da covid-19, tiveram mais atividades nos últimos meses do ano passado, passando de 280.755 atendimentos (no primeiro quadrimestre) para 459.149 atendimentos (no último período).

Entre as ações de destaque no ano passado, a assessora da Secretaria Municipal da Saúde, Isabel Fuentes, elencou a vacinação contra a covid-19, a implantação do Programa UBS Nota 10, com melhorias nas Unidades Nações, Paulina e Centro; do Consultório na Rua, para atendimento de pessoas em situação de rua; além da criação do Ambulatório DiaTrans, voltado para a saúde integral da população de travestis e transexuais de Diadema, e a retomada de atendimentos de odontologia no centro cirúrgico do Quarteirão da Saúde.

Já os desafios enfrentados pela equipe que assumiu em 2021 foram contratos vencidos, o que dificultou dar prosseguimento às ações de rotina da Secretaria, menor quantidade de recursos financeiros, servidores afastados, desabastecimento de medicamentos e insumos e convênios que precisavam ser encerrados. “Para poder tocar o trabalho, foi preciso estruturar o sistema de saúde para garantir seu funcionamento e também realizamos a 11ª Conferência Municipal de Saúde. Para este ano, já começamos a trabalhar com o orçamento elaborado por esta gestão, direcionando os recursos de acordo com a necessidade real, ainda dentro do contexto da pandemia pela covid-19”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Rejane Calixto.

O documento foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e está disponível em http://www.diadema.sp.gov.br/ss-gestao-do-sus/25295-relatorio-anual-de-gestao.

Por Renata Nascimento

Foto Igor Andrade

You may also read!

São Bernardo projeta criação do Centro de Emergências Climáticas

Planejada de forma multisecretarial, proposta estabelece, acima de tudo, compromisso com o enfrentamento de eventos extremos e à sustentabilidade Sensibilizada

Read More...

Calor e inchaço nas pernas: como lidar com o problema que afeta milhões de brasileiros no verão

O aumento das temperaturas no verão traz consigo, em primeiro lugar, um problema comum para milhões de brasileiros: o

Read More...

Prefeitura de São Caetano amplia rampas de acessibilidade no Parque Linear Kennedy – Rei Pelé

As equipes de zeladoria da Sesurb (Secretaria de Serviços Urbanos) de São Caetano do Sul iniciaram na segunda-feira (20.01)

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu