Joaquim Alessi
No momento em que se discute o projeto de lei 2630, popularmente conhecido como o PL das Fake News, nova fake é produzida em São Bernardo.
Exatamente às 12h29 desta quarta-feira (03.04), dia de sessão na Câmara Municipal, uma mensagem inundou o whatsapp de pelo menos 252 pessoas.
Em sua maioria, em primeiro lugar, jornalistas.
O autor, ou os autores, criaram o dito grupo com o sugestivo nome de “Notícias do Legislativo SBC”. O que dá a entender, acima de tudo, ser oficial.
Mas, o presidente da Casa, vereador Danilo Lima (PSDB), questionado pelo ABCD REAL, prontamente desmentiu e foi taxativo: “É fake”.
Menos mal, ou, pior, pois utiliza-se de uma narrativa capaz de confundir os menos experientes nesses meandros da política.
“PL da Censura”
Prova da má-fé dos autores pode ser notada, em suma, no texto, que diz o seguinte, com todos os erros de Português mantidos, pois é uma característica desses mentirosos:
“Bom dia hoje dia 3 de maio dia internacional da liberdade de imprensa
‘Nós da página NOTÍCIAS DO LEGISLATIVO aproveitamos a data para chamar a todos os cidadãos contra o PL DA CENSURA
‘E cada um cobrar seu deputado seja de qual partido for pra votar contr'”.
Termina assim mesmo, sem o “a” no fim, sem vírgulas, sem pontos, típico do analfabetismo desses elementos.
Independente de ser a favor ou contra o projeto, o que fica claro aqui é as redes sociais necessitam urgentemente de uma regulamentação.
Não censura, mas cada um deve responder pelos atos que pratica.
Questionamos o presidente Danilo Lima, depois de ele afirmar ser fake, se pretende denunciar ou acionar a Justiça, mas ainda não obtivemos a resposta.
O número do telefone de quem criou o grupo é (11) 95820-9846, mas, chamado, responde com a mensagem de que está programado para não receber chamadas.
Aliás, o número só é divulgado aqui porque consta, publicamente, como criador do grupo no whatsapp, conforme se vê no print do aplicativo.
Caso o autor ou autores queiram manifestar-se, o espaço está da mesma forma garantido.