Ouvidoria regional no ABCD reforça Dia Mundial de Combate à Aids

In ABCD On
- Updated

Iniciativa é, em primeiro lugar, uma parceria entre o Consórcio do ABCD e o Governo do Estado

Em 1º de novembro é celebrado mundialmente o Dia de Combate à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids).

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O objetivo é, portanto, reforçar a necessidade de conscientização sobre a doença e para prestar solidariedade aos portadores.

Desde 19 de novembro, o ABCD conta com uma ouvidoria regional que acolhe denúncias com base na lei estadual 11.199/02.

O diploma legal pune a discriminação contra pessoas que vivem com HIV ou Aids.

As denúncias são encaminhadas para a Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania, responsável pelo andamento do processo.

A ouvidoria é fruto de um convênio entre o Consórcio Intermunicipal e o Governo do Estado.

A iniciativa, a primeira do gênero no Estado de São Paulo, também acolhe denúncias de discriminação em razão de orientação sexual ou identidade de gênero.

O coordenador do Grupo de Trabalho (GT) LGBT do Consórcio ABC, Robson de Carvalho, ressaltou que o 1º de dezembro é um alerta sobre a Aids e uma forma de repensar atitudes com os portadores da doença.

“A Aids é uma doença que não tem rosto, por isso a prevenção é importante. Os diagnósticos precoces, combinados ao tratamento oportuno com as medidas de prevenção e profilaxia, contribuem não só para reduzir a transmissão sexual e a transmissão vertical da doença, como também dão qualidade de vida ao portador do HIV”, afirmou, em conclusão.

You may also read!

Santo André fortalece resiliência com novo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres

Estrutura reúne monitoramento em tempo real, diversas tecnologias e inteligência artificial para ampliar prevenção e resposta a eventos extremos A

Read More...

Diadema cria comissão intersetorial para acompanhar o Plano Municipal pela Primeira Infância

Grupo acompanhará, em primeiro lugar, implementação, além de monitorar o cumprimento das metas e estratégias e avaliar resultados do

Read More...

Recital de Violino abre temporada de apresentações de encerramento do semestre da Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires (EMARP)

Promovida pela Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Cultura e da Escola Municipal de Artes (EMARP),

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu