Joaquim Alessi
Quem imaginou que o prefeito Orlando Morando esteve em Brasília “apenas” para prestigiar a posse de seu ex-vice-prefeito, Marcelo Lima, como deputado federal, enganou-se, em primeiro lugar, redondamente.
Claro que o “apenas” foi entre aspas porque só a posse de Marcelo já seria motivo de sobra para o chefe do Executivo deixar São Bernardo por um dia.
Mas, quem conhece um pouco de Orlando Morando sabe que ele não perde tempo.
Já que a palavra rendonda lembra futebol. e sugere, portanto, algumas metáforas, elas cabem muito bem nesta análise política.
Marangoni
Orlando festejou com Marcelo, claro, mas fez questão de vibrar e posar para foto com o deputado federal Fernando Marangoni, de Santo André.
Teoricamente deputado ligado ao prefeito Paulo Serra, de quem foi secretário de Habitação em Santo André, Marangoni em foto com Orlando tem significado político.
É claro o racha político entre Morando e Serra já há algum tempo.
Nesse sentido, o bate bola com Marangoni pode ser visto como um gol por cobertura no campo do adversário.
Ferrarezzi
Não contente com a jogada de mestre, Orlando, craque na política, deu outro chapéu e emendou de primeira ainda no campo de outro adversário em Brasília.
Reuniu-se com o secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Governo Lula, José Luís Ferrarezi.
Além disso, Ferrarezi foi secretário de Esportes do atual ministro do Trabalho e ex-prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho.
Claro, tratou-se de reunião de trabalho, Orlando esteve com seu secretário de Esportes, Alex Mognon, e o encontro é republicano.
Tudo dentro das chamadas quatro linhas, e sem necessidade de VAR. Jogo limpo.
Sem dúvida, São Bernardo vai ganhar muito com isso, com o “diálogo construtivo” narrrado por Orlando sem suas redes sociais.
Fala-se em liberação de recursos para o Esporte na cidade e em mais ações.
Mas, no mundo político, os lances muitas vezes superam as regras do Futebol e lembram mais o Xadrez, onde tudo é muito mais difícil de entender.
De todo modo, em conclusão, Orlando Morando jogou muito bem neste 1º de fevereiro, na casa dos adversários, e desponta com larga vantagem para as próximas disputas.