A Secretaria Municipal de Segurança (Seseg) de São Caetano do Sul iniciou neste fim de semana (18 e 19.09) a Operação Pipas sem Morte.
O objetivo é realizar abordagens educativas, prevenir acidentes com linhas cortantes do tipo chilena e com vidro moído colado na linha.
Esse último, acima de tudo conhecido como cerol, está na lista dos principais causadores de acidentes e até mortes.
Durante as abordagens, a GCM (Guarda Civil Municipal) orientou os pipeiros sobre a má utilização da pipa e da linha cortante, do contato com a rede elétrica, bem como das punições às infrações às legislações Municipal (Lei nº 5.918, de 21 de dezembro de 2020) e Estadual, que proíbem o uso e a comercialização do cerol.
A ação contou com as viaturas da Rotam (Rondas Táticas com Apoio de Motocicletas), ROMU (Rondas Municipais), grupamento Canil, Corregedoria da GCM em diversos pontos da cidade utilizados na soltura de pipas. Foram apreendidos carretéis de linhas, com potencial de corte e linhas com cerol.
A multa, em conclusão, é de R$765,63 para proprietários de estabelecimentos que fabricarem e comercializarem o cerol ou venda da própria linha cortante.
Além disso, de R$382,81 para usuários, multa cobrada dos pais ou responsáveis, caso os usuários sejam menores de idade.