ONG Ficar de Bem inaugura Casa da Mulher Paulista em São Bernardo do Campo

In ABCD On
- Updated
ONG Ficar de Bem inaugura casa de apoio a mulheres vítimas de violência/Divulgação

Instituição disponibiliza, em primeiro lugar, serviços de apoio psicossocial e atendimento jurídico

A ONG Ficar de Bem, em parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS) do município, inaugura nesta quinta-feira, 12 de dezembro, a Casa da Mulher Paulista de São Bernardo.

O local dá início aos atendimentos na sexta-feira (13), com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O espaço foi idealizado para oferecer assistência integral às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Além de um ambiente seguro, garante às mulheres atendimento digno e o suporte necessário para superar as violações vivenciadas e romper o ciclo de violência .

A Casa da Mulher disponibiliza apoio psicossocial, orientação jurídica e atendimento em parceria com órgãos especializados.

Entre eles, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAMs), Juizados Especiais, Ministério Público e Defensoria Pública.

Há ainda ações voltadas à autonomia e à emancipação econômica, essenciais para que as assistidas possam retomar suas trajetórias com dignidade e independência.

“Muitas vezes, essas mulheres se sujeitam à violência pensando nos filhos, porque não têm para onde ir ou como sustentá-los. Este equipamento é um marco na cidade, pois, aqui elas terão atendimento especializado e, principalmente, oportunidade de possibilidade para romper esse ciclo de violência e transformar suas vidas . Nosso objetivo é devolver a elas a esperança e a autonomia que foram roubadas pela violência,” afirma, em resumo, Melissa Terron, superintendente da ONG Ficar de Bem.

Sobre Ficar de Bem

A Ficar de Bem é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e sem vínculos políticos ou religiosos.

Há 36 anos defende os direitos e oferece apoio integral a crianças, adolescentes e suas famílias vítimas de violência física, psicológica, sexual e negligência.

Foi fundada em 1988 como CRAMI – Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância do ABCD – pelo pediatra Dr. Emílio Jaldin Calderon.

Atualmente é presidida pelo empresário Evenson Robles Dotto e conta com núcleos de atuação em Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema.

Tem 18 projetos voltados à prevenção, acolhimento e suporte social, além de coordenar o Bom Prato no ABCD.

A ONG também mantém parcerias com o poder público que possibilitam a ampliação e sistematização do atendimento.

Com isso, rompe ciclos de violência e promove relações de cuidado e respeito.

Reconhecida por sua transparência e eficiência, a Ficar de Bem possui certificações e prêmios e é declarada Utilidade Pública em níveis municipal, estadual e federal, atuando conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), reafirmando seu compromisso com uma sociedade justa e igualitária.

Além disso, a instituição está terceiro ano consecutivo na lista das 100 melhores ONGs do Brasil.

You may also read!

Clube União Lyra Serrano, em Paranapiacaba, será restaurado

Prefeitura de Santo André assinou termo de cooperação técnica com Instituto de Cultura Democrática para recuperação de prédio histórico A

Read More...

São Paulo paga o preço da rede elétrica obsoleta

Verão e chuvas intensas reacendem o debate sobre a necessidade de redes subterrâneas para modernizar o sistema e evitar

Read More...

Florestan Fernandes amplia e democratiza oportunidades de qualificação profissional em quatro anos

Fim de prova de admissão, criação de núcleos descentralizados de formação e parcerias para ofertar cursos técnicos contribuíram para

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu