Oliveira Lima recebe cerimônia “Águas de Santo André” neste sábado (11)

In ABCD, Canto do Joca, Cultura On

Tradicional cerimônia afro-brasileira faz parte da programação do Mês da Consciência Negra; concentração começa às 10h em frente ao Cine Theatro Carlos Gomes

O calçadão em frente ao Cine Theatro Carlos Gomes, na Rua Senador Fláquer, será neste sábado (11.11), em primeiro lugar, o ponto de partida da 5ª edição da cerimônia Águas de Santo André.

A tradicional manifestação afro-brasileira ocorre, por exemplo, em várias cidades do Brasil em louvor ao orixá Oxalá, considerado criador da terra e dos homens.

Nas quatro edições anteriores, a Casa da Palavra Mário Quintana, na Praça do Carmo, era, acima de tudo, o local definido para início da atividade.

A concentração será, portanto, a partir das 10h e segue pelo calçadão até a obra Concreção 0005 de Luiz Sacilotto, no cruzamento entre as ruas Coronel Oliveira Lima e Monte Casseros.

Mês da Consciência Negra

O evento faz parte das atividades do Mês da Consciência Negra.

A cerimônia começa com o cortejo em que todos vão a uma fonte para pegar água fresca.

Cada um, em suma, com seu pote ou jarro sobre suas cabeças e com flores brancas nas mãos.

Seguem até os representantes das religiões de matriz africana, que recebem os potes e jarros e lavam as cabeças dos participantes.

O ritual com a água simboliza purificação e renovação, e transmite a mensagem de um novo ciclo e a referência à presença da água – fonte primordial da vida, que se apresenta em todos os rituais da religião dos Orixás.

A lenda

Conta a lenda que Oxalá fez uma viagem a Oyó, para participar de uma homenagem a Xangô. O Reino de Oyo ou Impériode Oyo (entre os anos de1400 e 1834) foi um império da África Ocidental onde é hoje a Nigéria ocidental.

Durante sua viagem, Exu lhe pregou algumas peças que o obrigaram a banhar-se e a trocar de roupa três vezes.

No final da viagem, acabou preso por engano e passou sete anos na prisão.

Durante esse período, o reino viveu a mais profunda seca e muitas doenças assolaram seus habitantes.

Quando essa prisão injusta foi revogada, Oxalá foi banhado e reverenciado por todos os outros orixás e uma nova época de prosperidade voltou, em conclusão, ao reino de Oyó.


Fotos: Divulgação

You may also read!

Consórcio ABC tem assembleia em Brasília e inaugura sala para reforçar proximidade com Três Poderes

Filial da entidade regional foi apresentada, em primeiro lugar, nesta terça-feira (15.07) após reunião mensal dos prefeitos O Consórcio Intermunicipal

Read More...

Mais de 400 artistas prometem transformar Festival de Inverno de Paranapiacaba em verdadeiro show a partir deste sábado

Dois últimos finais da semana de julho terão, em primeiro lugar, atrações de música, teatro, cinema, contação de histórias

Read More...

Trecho da Avenida Rosa Kasinski recuperado pela Prefeitura de Mauá

A obra concluída nesta terça-feira (15.07) consertou a caixa de águas pluviais que estava danificada A Secretaria de Serviços Urbanos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu