Ação será realizada neste 23 de agosto na Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, para jovens de 17 a 22 anos
Por meio da sua Oficina de Currículo, o Instituto PROA – que oferece cursos profissionalizantes para jovens de baixa renda – vai ajudar estudantes recém-formados da rede pública de Ensino Médio a criar um currículo profissional e, adicionalmente, um perfil no LinkedIn, para que eles ampliem as chances de encontrar o primeiro emprego. A Oficina de Currículo vai acontecer na Estação Palmeiras-Barra Funda, que atende a Linha 7-Rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), no dia 23 de agosto de 2023 (quarta-feira), das 7h às 17h.
Dentro da estação, a equipe do PROA vai ajudar jovens de 17 a 22 anos recém-formados na rede pública de Ensino Médio a produzirem ou aperfeiçoarem seu currículo para o mercado de trabalho e, assim, chamar a atenção dos recrutadores. Além do currículo, o instituto vai ajudar o recém-formado a criar um perfil próprio no LinkedIn, com foto profissional tirada por um fotógrafo e traje social emprestado pela ONG Guarda Roupa Social, que é parceira do PROA nesta ação social.
O jovem receberá o currículo on-line ajustado e a foto profissional no momento do cadastro, de acordo com o PROA. Para isso, o estudante precisa fornecer seu e-mail, nome completo, telefone e data de nascimento.
O objetivo da ação é ajudar jovens de baixa renda que estão em busca do primeiro emprego. “Nosso trabalho está focado na formação desses jovens para o mercado de trabalho. Sabemos o quanto esses jovens sofrem com a falta de qualificação profissional e o quanto isso reflete na busca pelo primeiro emprego. Por isso, estamos oferecendo qualificação e oportunidades reais, esse é o nosso comprometimento”, afirma Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.
Capacitação profissional
Ainda na ação, o Instituto também vai divulgar e receber inscrições de seus cursos gratuitos e on-line de capacitação profissional, para os candidatos que se interessarem em se qualificar para o mercado de trabalho. São 13 mil vagas on-line de capacitação profissional para quem busca o primeiro emprego em todo o estado de São Paulo.
O curso do PROA tem 100 horas e é dividido em 4 módulos que preparam os alunos para definirem metas profissionais e se saírem bem nas entrevistas de emprego: autoconhecimento, projeto profissional, raciocínio lógico e comunicação.
Um 5º módulo pode ser escolhido, com 7 carreiras patrocinadas por grandes empresas. Serão 50 horas de preparação cada, sendo eles eles: Análise de Dados (patrocinado pelo iFood), Varejo (Fundação Casas Bahia), Administração (P&G), Logística (P&G), UX Design (Accenture), Promoção de Marcas (BRF) e Educação Financeira (Bloomberg e Dahlia Capital).
Quem não puder ir à Estação Palmeiras-Barra Funda, pode fazer a inscrição dos cursos no site do PROA. É preciso responder a um teste básico de língua portuguesa, matemática e análise de perfil. Se o candidato for aprovado, segue para a etapa de preenchimento dos dados pessoais para realização da matrícula no curso.
Pelo site, as inscrições serão aceitas até 11 de setembro e as aulas vão começar no dia 18 de setembro na Plataforma PROA.
Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego.
Serviço
Oficina de currículo do Instituto PROA
Requisitos: Aluno cursando o 3° ano ou que seja formado na rede pública de Ensino Médio com 17 a 22 anos.
Data: 23 de agosto
Local: Posto do PROA na Estação Palmeiras-Barra Funda da Linha 7-Rubi da CPTM
Horário: Das 7h às 17h
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.
Sobre o Instituto PROA
O Instituto PROA foi fundado em 2007 com o objetivo de auxiliar jovens de baixa renda a ingressarem no mercado de trabalho, dividindo conhecimentos sobre carreiras, planejamento, autoconhecimento para vocações e comunicação. Desde então, já formou e impactou mais de 36 mil alunos com seus dois principais projetos, Plataforma PROA – preparação para o primeiro emprego – e PROPROFISSÃO – curso de programação para quem deseja ser um(a) desenvolvedor(a) web Java Junior. Atualmente, a Plataforma PROA atua nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.