A Octopus, considerada a maior agência de propaganda do ABCD, além de compor o ranking das 24 agências com mais de 35 anos de mercado publicitário no Brasil, entra em 2021 com novo posicionamento: atuar também como consultoria de comunicação e agência multiplataforma.
Segundo Paulo Cesar Ferrari, presidente e CEO da Octopus, a agência permanece seguindo tendências globais, traduzindo sua capacidade de se reinventar como ato contínuo e mantendo sua característica de empresa com 100% de capital nacional. Seu DNA estratégico e sua estrutura possibilitam as transformações como consultoria e multiplataforma, por meio de operações exclusivas e soluções com foco em performance e experiências de consumo.
Conhecida por atender, ao longo de mais de 4 décadas, grandes contas públicas e privadas, a agência passa a estabelecer também uma divisão formal entre as frentes. “Além da renovação do posicionamento, a Octopus agora implementa mudanças internas que resulta em processos ainda mais eficientes, eficazes e efetivos, por meio da separação oficial entre as áreas corporativa e governamental, com núcleos dedicados. Isso só é possível porque temos uma equipe em sinergia e aproveitamento máximo de suas habilidades. É uma modificação promissora, baseada em metas. Imagine fazer isso em pleno home office, com desafios pessoais, tantas empresas fechando suas portas, perdas de vidas e de força econômica. Mas a Octopus foi construída para superar desafios e conta com um time engajado. Isso se reflete no tratamento que damos aos nossos clientes e prospects: agora, mais do que nunca, é momento de ajudá-los na identificação das oportunidades e nas possibilidades de crescimento.” disse Caroline Ferrari, COO Contas Privadas e Novos Negócios Corporativos.
De dentro para fora, a Octopus reforça seu protagonismo regional e peso nacional. De acordo com Michel Haibi, COO Contas Públicas e Novos Negócios Governamentais, a agência se adequa aos movimentos do mercado e à renovação no jeito de se fazer propaganda. “Em sua trajetória, a Octopus acumulou prêmios importantíssimos e figurou na lista das maiores agências do Brasil. Temos objetivos, visão, tamanho e clientes relevantes para ampliar nossa competitividade. Hoje, por exemplo, mesmo com todas as dificuldades de um mundo em pandemia, renovamos a parceria com a Liquigás, uma das maiores distribuidoras GLP do país, assim como com o Grupo Dasa, maior rede de laboratórios da América Latina, com gestão de mais de 40 marcas. Sem nem citar outros clientes tão importantes quanto. Isso é resultado da nossa excelência.”
Como consultoria de comunicação, a Octopus explora estratégias que promovem o crescimento inteligente, sustentável e previsível de diversos perfis de negócios. E os serviços englobados nesse sentido envolvem planejamento e pesquisa, plano de lançamento e expansão, comunicação corporativa e interna, além da capacitação da equipe de vendas 4.0. “O olhar para o negócio muito além dos objetivos de comunicação e marketing é o que tem feito a diferença na observação analítica que conseguimos praticar com as contas que atendemos. Conhecer profundamente o segmento e participar mais da vida do cliente faz com que o passo a passo a ser desenvolvido leve em conta todas as suas dores reais, suas personas e jornadas e até mesmo aquilo que ele ainda não tenha percebido em seu processo ou mercado. É uma troca, com parceria e empatia para resultar na visão macro que precisamos ter.” colocou Liu Ferrari, CSO e Head de Consultoria de Comunicação.
E, como agência multiplataforma, a Octopus integra soluções de marketing off e digital que geram maior agilidade na aplicabilidade da comunicação. Segundo Larissa Ferrari, CDO e Head de Operações Digitais, esse ecossistema possibilita um controle maior na funcionalidade da estratégia, ou seja, amarram-se as pontas entre plano e execução, considerando todas as variáveis de mensuração e inteligência tática. “Nossos serviços multiplataforma incluem criação, mídia off, mídia de performance, social media marketing, produção de conteúdo, CRM, geração de leads, gestão de tráfego pago, data analysis, desenvolvimento de produto, trade marketing, endomarketing, além de diversas parcerias como produções audiovisuais e fotografia. Essa robustez é o que nos faz construir cases de sucesso, como por exemplo, com a Câmara Municipal de São Paulo. Por meio da estrutura adequada, nós a transformamos, em conjunto com nosso cliente, na Casa Legislativa com maior interação positiva no Brasil, superando outras grandes Casas e com reconhecimento da imprensa. Isso não se faz da noite para o dia, demanda consistência, percepção e atitude responsável.”
“Adotamos uma cultura anywhere office, processos onboarding e skillsharing. Isso traduz a capacidade de atuar de qualquer lugar que estivermos, inclusive com parcerias estratégicas até mesmo fora do Brasil. Além disso, os processos de imersão inicial e recorrente nos clientes, bem como o compartilhamento das hard skills e até mesmo das soft skills por toda a equipe, potencializa as entregas.” Comentou Maiara Ferrari, CFO e Diretora Administrativa. Ela complementou que, dessa forma, a Octopus constrói um sistema vivo que se retroalimenta com profissionais especialistas, parceiros chave, tecnologia, relacionamento e uso estratégico dos recursos.
Além de tudo isso, a marca da Octopus também foi revitalizada, unindo as letras O e C, que juntas traduzem o símbolo do infinito, que já acompanhava a logomarca, deixando-a unificada e mais leve. A identidade visual igualmente foi renovada, com a chegada do degradê em vermelho e roxo, além da inserção do verde/azul tiffany em diversas aplicações. Olavo Rocha, CCO, relatou que essa nova paleta não só flexibiliza a Octopus para além do vermelho enquanto cor matriz, mas traduz os movimentos e transformações da agência, especialmente a digital, obedecendo seus valores centrais: credibilidade, transparência, confiança, flexibilidade, acolhimento, proximidade e diversidade, fortalecendo também seu propósito, de assinar e empoderar projetos que façam sentido para o coletivo, inspirando comunicação inteligente ao cocriar com pessoas e marcas em suas jornadas de conexão e engajamento.
A Octopus se mantém com sede em Santo André (SP) e conta com cerca de 40 colaboradores, entre processos nativos e moduláveis. Para saber mais e entrar em contato, acesse: www.octopus.com.br