Observatório de Políticas Públicas de Diadema retoma atividades

In ABCD On
- Updated

A reorganização do Observatório de Políticas Públicas, Econômico e Social de Diadema possibilitou o lançamento de um boletim mensal com dados e indicadores referentes à cidade. O primeiro número, lançado neste mês, revela que a cidade teve saldo positivo de 2.562 empregos no primeiro semestre do ano, além de trazer  informações relativas à saúde, à assistência social e à segurança.

“A reestruturação do Observatório é fundamental para auxiliar os gestores na tomada de decisões e contribuir para o monitoramento e avaliação das políticas públicas que estão sendo implementadas”, argumenta Fatinha Queiróz, secretária de Planejamento e Gestão. Ela explica que os indicadores são relevantes para a compreensão das potencialidades da cidade e os desafios a serem superados.

O boletim recém lançado vai veicular informações mensais relativas a todas as áreas da cidade. Além de trabalhar com os chamados dados abertos – IBGE, CAGED/RAIS, DataSUS, Fundação Seade, CadÚnico, SSP-SP, DIEESE – ele vai apurar os dados produzidos pela Prefeitura como atendimentos no sistema de saúde, educação, segurança, meio ambiente e zeladoria.

“Também estamos fazendo comparativos com os municípios da região para o prefeito e os secretários decidirem seus focos de atuação no Consórcio Intermunicipal”, comentou Arquimedes Andrade, coordenador do Observatório.

Sumário de dados e mapas temáticos

A reestruturação do Observatório também significa o retorno do Sumário Básico de Dados da cidade, que não é atualizado desde 2013. “Esse será o nosso principal produto e ficará disponibilizado não só aos gestores, mas aos pesquisadores e a todos os interessados”, explicou Arquimedes.

Ele será atualizado a partir da divulgação dos dados do censo demográfico do IBGE a ser realizado no próximo ano. Por falta dessas informações, o Sumário deste ano está em tamanho reduzido, pois reúne apenas os dados abertos disponíveis e alguns dados produzidos pela Prefeitura.

A equipe do Observatório também está desenvolvendo a criação de mapas temáticos por bairros, que vão ajudar na constatação de problemas, e o primeiro será na identificação das áreas de vulnerabilidade social para auxiliar o trabalho da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e áreas afins.

Ainda está no roteiro a criação de um painel de indicadores, ferramenta que vai proporcionar o monitoramento e avaliação das ações das secretarias municipais.
“Estamos empenhados em fazer com que o Observatório cumpra a função de compilar as informações da cidade para facilitar o trabalho dos gestores como, por exemplo, o desenvolvimento do sistema Diadema em Números, que reúne todos dados do censo 2010 referentes ao município”, conclui o sociólogo Kleber Teixeira.

You may also read!

Sono Tranquilo autua 19 estabelecimentos por poluição sonora em Santo André

Ação do Semasa e GCM ocorreu neste sábado, resultando também em recolha de veículos Agentes do Semasa (Serviço Municipal de

Read More...

Rio Grande da Serra prepara 7ª Cavalgada e Festa do Padroeiro São Sebastião

A Prefeitura Municipal de Rio Grande da Serra convida toda a comunidade para participar da 7ª Cavalgada e Festa

Read More...

Ribeirão Pires reforça conscientização sobre saúde mental

Campanha Janeiro Branco traz, portanto, rodas de conversa nas três unidades do CAPS da Estância A Prefeitura de Ribeirão Pires,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu