Observatório de Políticas Públicas de Diadema retoma atividades

In ABCD On
- Updated

A reorganização do Observatório de Políticas Públicas, Econômico e Social de Diadema possibilitou o lançamento de um boletim mensal com dados e indicadores referentes à cidade. O primeiro número, lançado neste mês, revela que a cidade teve saldo positivo de 2.562 empregos no primeiro semestre do ano, além de trazer  informações relativas à saúde, à assistência social e à segurança.

“A reestruturação do Observatório é fundamental para auxiliar os gestores na tomada de decisões e contribuir para o monitoramento e avaliação das políticas públicas que estão sendo implementadas”, argumenta Fatinha Queiróz, secretária de Planejamento e Gestão. Ela explica que os indicadores são relevantes para a compreensão das potencialidades da cidade e os desafios a serem superados.

O boletim recém lançado vai veicular informações mensais relativas a todas as áreas da cidade. Além de trabalhar com os chamados dados abertos – IBGE, CAGED/RAIS, DataSUS, Fundação Seade, CadÚnico, SSP-SP, DIEESE – ele vai apurar os dados produzidos pela Prefeitura como atendimentos no sistema de saúde, educação, segurança, meio ambiente e zeladoria.

“Também estamos fazendo comparativos com os municípios da região para o prefeito e os secretários decidirem seus focos de atuação no Consórcio Intermunicipal”, comentou Arquimedes Andrade, coordenador do Observatório.

Sumário de dados e mapas temáticos

A reestruturação do Observatório também significa o retorno do Sumário Básico de Dados da cidade, que não é atualizado desde 2013. “Esse será o nosso principal produto e ficará disponibilizado não só aos gestores, mas aos pesquisadores e a todos os interessados”, explicou Arquimedes.

Ele será atualizado a partir da divulgação dos dados do censo demográfico do IBGE a ser realizado no próximo ano. Por falta dessas informações, o Sumário deste ano está em tamanho reduzido, pois reúne apenas os dados abertos disponíveis e alguns dados produzidos pela Prefeitura.

A equipe do Observatório também está desenvolvendo a criação de mapas temáticos por bairros, que vão ajudar na constatação de problemas, e o primeiro será na identificação das áreas de vulnerabilidade social para auxiliar o trabalho da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e áreas afins.

Ainda está no roteiro a criação de um painel de indicadores, ferramenta que vai proporcionar o monitoramento e avaliação das ações das secretarias municipais.
“Estamos empenhados em fazer com que o Observatório cumpra a função de compilar as informações da cidade para facilitar o trabalho dos gestores como, por exemplo, o desenvolvimento do sistema Diadema em Números, que reúne todos dados do censo 2010 referentes ao município”, conclui o sociólogo Kleber Teixeira.

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu