Unidade será entregue até o final de maio e é a sétima a receber as melhorias do Programa UBS Nota 10
O novo telhado do prédio principal da Unidade Básica de Saúde (UBS) Piraporinha e da rampa de acesso lateral ao piso superior já estão prontos. Agora, a obra entra na reta final e deve ser entregue à população até o final deste mês, após receber as melhorias do Programa “UBS Nota 10. Mais acolhedora. Mais acessível. Mais Humana”.
Entre as benfeitorias que serão concluídas nos próximos dias estão a instalação de vidros, reforma do corrimão da rampa, polimentos do piso, adequações na sala da Odontologia e pintura em espaços interno e instalação das novas placas de sinalização de acordo com a nova padronização visual da rede municipal.
As intervenções vão trazer mais segurança e conforto para os usuários do serviço e profissionais da saúde. “Quando iniciamos a gestão, em 2020, encontramos a UBS de Piraporinha com inúmeros problemas estruturais. O telhado é um dos melhores exemplos, porque quando chovia entrava água dentro da unidade, infelizmente, uma situação de completo abandono. A situação era tão ruim que precisamos de um tempo maior para realizar as intervenções necessárias e entregar, aos moradores da região, um serviço em condições adequadas para o atendimento de saúde. Fico satisfeita de saber que daqui uns dias vamos entregar a nova UBS muito melhor”, explicou a secretária municipal de Saúde, Dra Rejane Calixto.
UBS Nota 10
O Programa UBS Nota 10 já contemplou 30% das Unidades, com melhorias nas UBSs Nações, Centro, Vila Paulina, Ruyce, Nova Conquista e Conceição. A meta é que todas as 20 UBS sejam beneficiadas pelo programa até o final de 2024.
Além de revitalização da estrutura física, o programa prevê avanços, como equipe médica completa; abastecimento de remédios e insumos; vigilância patrimonial por videomonitoramento 24h; equipe uniformizada; treinamento e sensibilização das equipes para a garantia de um atendimento de qualidade à população; rede de informatização, tanto em equipamentos como em conectividade; e implantação de dispositivos que possibilitem a prática de teleatendimento e teleconsulta até o final de 2022.
Transferência
Durante o período da obra, o atendimento da UBS Piraporinha foi transferido para estrutura física montada no interior do Clube Municipal Mané Garrincha. A medida foi necessária para garantir a segurança dos trabalhadores da UBS e dos próprios usuários que utilizam a Unidade.
“Tocamos a reforma e não paramos o atendimento da UBS. Fizemos uma parceria com a Secretaria de Esportes, que nos cedeu espaço temporário para montagem da UBS, para não prejudicar a população da região, principalmente nesse período de enfrentamento da pandemia e da campanha de vacinação contra a covid-19”, explicou a secretária de saúde.
A Unidade Básica de Saúde Piraporinha é referência para 13.020 mil moradores da região Leste e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.