Obra Fácil promete desburocratizar e agilizar aprovações de projetos em Santo André

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Secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marília Camargo; prefeito, Gilvan, com a regulamentação assinada digitalmente, sem papel; a vice-prefeita, Silvana Medeiros; e o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Ferreira. Fotos: Alex Cavanha/PMSA

Iniciativa objetiva transformar, por exemplo, o ambiente de negócios imobiliários, tornando-o mais ágil, sustentável e atrativo a novos investimentos

O prefeito, Gilvan Ferreira, apresentou nesta quinta-feira (21), o programa Obra Fácil de Santo André.

Trata-se de iniciativa inédita que tem como propósito modernizar, simplificar e desburocratizar os processos de aprovação de projetos.

Da mesma forma, o licenciamento de atividades e fiscalização de obras no município.

O programa foi criado a partir da lei 10.862/25, sancionada em julho e regulamentada nesta quinta pelo prefeito Gilvan Ferreira.

Representa, segundo a Prefeitura, grande avanço para transformar o ambiente de negócios imobiliários da cidade.

Tudo afim de torná-lo mais ágil, sustentável e atrativo a novos investimentos.

Durante a apresentação, o prefeito de Santo André ressaltou que a medida representa um marco para a gestão urbana andreense.

Salto de modernização

“O Obra Fácil representa um salto de modernização na forma como Santo André lida com as demandas de aprovação e licenciamento. Com uma legislação moderna vamos desburocratizar, simplificar e dar agilidade aos processos, criando um ambiente mais atrativo e garantindo segurança, sustentabilidade e com redução de resíduos nas novas edificações”, afirmou Gilvan Ferreira.

Gilvan explica em detalhes o programa, observado pela secretária Marília Camargo

Entre os principais pilares promovidos pelo Obra Fácil estão a possibilidade de aprovação de edificações residenciais e não residenciais em lotes de até 250 m² apenas por meio de croquis, garantindo agilidade para pequenas obras, como sobrados e pequenos comércios.

O processo de análise e emissão de despachos para empreendimentos considerados essenciais, como templos religiosos, serviços médicos e hospitalares, farmácias, supermercados e hortifrutis, terão prazo reduzido para apenas 15 dias – metade do tempo praticado atualmente.

Outro avanço deste programa inovador será a flexibilização na apresentação de plantas arquitetônicas.

Ela poderão ser simplificadas, exigindo apenas a definição das chamadas áreas molhadas, como cozinhas, banheiros e lavanderias.

Isso vai permitir que os demais espaços sejam feitos de acordo com a escolha de quem adquire o imóvel.

O programa também admite a dispensa da colocação de pisos, revestimentos e peças sanitárias.

Isso, desde que haja um termo de compromisso assinado com o comprador.

A meta, além disso, é reduzir significativamente o descarte de materiais de construção e incentivando a sustentabilidade.

Sustentabilidade

“Com essa medida, adaptando e proporcionando melhorias ao Código de Obras do município, também daremos a devida atenção para a questão da sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente. Com o Obra Fácil teremos 39 mil toneladas a menos de resíduos de construções depositados no aterro do município em um período de um ano, de acordo com projeção realizada pela Acigabc (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC)”, reforçou, em resumo, o prefeito, Gilvan.

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marília Camargo, também destacou a inovação do programa.

“Esta iniciativa foi construída por muitas mãos com foco nos nossos clientes da política pública que são os cidadãos, incorporadores, construtores, arquitetos e engenheiros. Nosso foco está bem definido dentro dessa política de licenciamento, aliando eficiência, transparência e sustentabilidade”, destacou.

“O Obra Fácil vai facilitar desde as pequenas obras residenciais até grandes empreendimentos, sempre com foco na redução de desperdícios, no incentivo à reutilização de edificações existentes e na promoção de um crescimento ordenado da cidade”, disse, em conclusão, a secretária.

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