Novo Santo André pedirá impugnação da candidatura de Zacarias (PL) por abuso do poder político

In ABCD, Política On
- Updated

Atual vice-prefeito andreense e pré-candidato ao Paço, ele participou de inauguração no sábado, o que é vedado pela lei eleitoral, no entender dos filiados ao Novo

O partido Novo de Santo André irá pedir a cassação da candidatura de Luis Zacarias, vice-prefeito da cidade e pré-candidato do PL na corrida à Prefeitura andreense.

A alegação é de abuso de poder político, o que fere a legislação eleitoral. A ação só deve ser impetrada após a oficialização da candidatura. 

Isso porque Zacarias marcou presença na reinauguração do Cine Lyra, em Paranapiacaba, no sábado (20). 

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), na lei eleitoral 9.504, de 1997, em seu artigo 77, é proibida a participação de candidatos nesse tipo de evento nos três meses anteriores à eleição – neste caso, inauguração de obras públicas.

Se condenado antes da eleição, o vice-prefeito fica sujeito à cassação do registro de candidatura, o que deixaria fora das urnas este ano.

Se for condenado depois do pleito, é cassado o diploma.

O presidente do Novo na cidade, empresário e advogado Paulo Proieti, revela que pretende judicializar o caso.

“Milito por um partido que tem apenas seis valores inegociáveis, um deles é: Todos são iguais perante a lei. A conduta foi tipificada pelo nosso jurídico como abuso do poder político. Certamente vamos pedir a cassação do registro”, determina Proieti.

Em Santo André, o Novo em como pré-candidato a prefeito Coronel Edson Sardano, vereador do município que foi secretário de Segurança Cidadã na gestão Paulo Serra. 

Pré-candidato pelo PL, Luis Zacarias tem o apoio de outros partidos, como União Brasil, além do deputado federal Fernando Marangoni. Em seu material de campanha distribuído pela cidade, o atual vice-prefeito tenta vincular sua imagem à do ex-presidente Jair Bolsonaro, também do PL. 

Mesmo com o imbróglio, Luis Zacarias afirma em vídeos publicados em suas redes sociais que segue com sua candidatura.

You may also read!

Videomonitoramento da GCM de São Bernardo flagra tentativa de furto de fios e cabos, e homem é detido no Baeta Neves

Identificado pela central de segurança, autor do crime foi detido no local, com oito ferramentas e porção de maconha;

Read More...

AME Santo André inaugura obras para contenção de enchentes

Com investimento de R$ 3,3 milhões, trabalhos serão entregues em 23.02 e incluem, acima de tudo, “piscinão” com 1.200

Read More...

Campanha de Páscoa do Bazar Solidário Ribeirão Pires promove arrecadação de chocolate

Ação especial troca caixas de bombom por roupas, calçados e acessórios para beneficiar crianças em situação de vulnerabilidade social

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu