Novo livro de Renata Machado fala sobre a finitude, sobre ausências, sobre um vazio abarrotado de sentido

In ABCD, Canto do Joca, Cultura On

Escritora experiente, Renata Machado lança seu quarto livro e nos brinda com textos (ou podemos chamar de microcontos) que versam sobre o envelhecimento, a proximidade da morte e o sentimento de perda que acompanham a vida de cada um de nós. Em “Todas as coisas que já não são minhas”, a autora se dedica a criar um inventário das marcas invisíveis do tempo: a cadeira de esperar a chuva, a parede manchada, o ursinho sem o olho de botão, as datas especiais que deixaram lembranças, os objetos trincados que nos exigem ainda mais cuidado, os amores antigos, a partida de amigos.

“Todas as coisas que já não são minhas” traz uma narrativa contemporânea, fragmentada, que tangencia a prosa poética. Renata Machado aponta a importância de olharmos para a nossa história em perspectiva: a morte, o envelhecer e a passagem do tempo são temas com os quais ela tem familiaridade em razão de sua trajetória como psicóloga especializada no luto.

O livro conta com um projeto gráfico diferenciado, assinado pela designer Cintia Belloc, que num jogo de textos e páginas em branco buscou materializar a experiência da ausência, ideia central da obra. O formato, menor que o convencional (14 cm x 17 cm), traz ainda a delicadeza que as filigranas de cada texto exigem.

“Todas as coisas que já não são minhas” está com desconto especial de pré-venda, de R$ 45,00 por R$ 40,00, somente no site da Mireveja. Basta clicar AQUI.

LANÇAMENTO 

Dia 14 de setembro de 2023, quinta-feira, 19h30

Local: Restaurante Casa da Rena – Rua Antonio dos Reis, 3-50

Higienópolis – Bauru – SP

Renata Machado nasceu e vive em Bauru, interior de São Paulo. Atou como docente da UNESP – Bauru como É autora dos livros Tardes secretas (1996), Noroeste (2006) e Aos que me foram caros e alguns mais baratinhos (2016). E já se enveredou pela dramaturgia, com as peças O menino minguado, filho da lua cheia (Prêmio Oswald de Andrade), Insônia e Londrina, Zona Paraíso. Em 2020 integrou a coletânea O vazio não está nem quando é silêncio – Vozes Femininas na Literatura, publicado pela Mireveja.

You may also read!

Líder de Tarcísio desrespeita deputada Ana Carolina Serra e barra depoimento do presidente da Sabesp na Alesp

Presidida pela deputada estadual do PSDB, Comissão de Assuntos Metropolitanos tentava ouvir Carlos Piani pela quarta vez, mas a

Read More...

Paulo Serra nega cristianização tucana no projeto para o governo do Estado

Joaquim Alessi Em nota divulgada na tarde desta qunta-feira (04.06), de Corpus Christi, o presidente estadual do PSBD, Paulo Serra,

Read More...

Diadema tem neste sábado (06.06) o Corre com a Gente Noturno

Parte da programação da Virada Esportiva, corrida acontece ao longo da Av. Dr. Ulysses Guimarães, que será interditada das

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu