Novo livro de Renata Machado fala sobre a finitude, sobre ausências, sobre um vazio abarrotado de sentido

In ABCD, Canto do Joca, Cultura On

Escritora experiente, Renata Machado lança seu quarto livro e nos brinda com textos (ou podemos chamar de microcontos) que versam sobre o envelhecimento, a proximidade da morte e o sentimento de perda que acompanham a vida de cada um de nós. Em “Todas as coisas que já não são minhas”, a autora se dedica a criar um inventário das marcas invisíveis do tempo: a cadeira de esperar a chuva, a parede manchada, o ursinho sem o olho de botão, as datas especiais que deixaram lembranças, os objetos trincados que nos exigem ainda mais cuidado, os amores antigos, a partida de amigos.

“Todas as coisas que já não são minhas” traz uma narrativa contemporânea, fragmentada, que tangencia a prosa poética. Renata Machado aponta a importância de olharmos para a nossa história em perspectiva: a morte, o envelhecer e a passagem do tempo são temas com os quais ela tem familiaridade em razão de sua trajetória como psicóloga especializada no luto.

O livro conta com um projeto gráfico diferenciado, assinado pela designer Cintia Belloc, que num jogo de textos e páginas em branco buscou materializar a experiência da ausência, ideia central da obra. O formato, menor que o convencional (14 cm x 17 cm), traz ainda a delicadeza que as filigranas de cada texto exigem.

“Todas as coisas que já não são minhas” está com desconto especial de pré-venda, de R$ 45,00 por R$ 40,00, somente no site da Mireveja. Basta clicar AQUI.

LANÇAMENTO 

Dia 14 de setembro de 2023, quinta-feira, 19h30

Local: Restaurante Casa da Rena – Rua Antonio dos Reis, 3-50

Higienópolis – Bauru – SP

Renata Machado nasceu e vive em Bauru, interior de São Paulo. Atou como docente da UNESP – Bauru como É autora dos livros Tardes secretas (1996), Noroeste (2006) e Aos que me foram caros e alguns mais baratinhos (2016). E já se enveredou pela dramaturgia, com as peças O menino minguado, filho da lua cheia (Prêmio Oswald de Andrade), Insônia e Londrina, Zona Paraíso. Em 2020 integrou a coletânea O vazio não está nem quando é silêncio – Vozes Femininas na Literatura, publicado pela Mireveja.

You may also read!

Boicotes e sustentabilidade: A era do poder do consumidor na economia brasileira

Por Patricia Punder, advogada e CEO da Punder Advogados O poder do consumidor tem se tornado um fator crucial na

Read More...

Plastitroque arrecada 1,8 tonelada de plástico em abril no ABCD

Iniciativa da Braskem reforça, acima de tudo, compromisso com a economia circular e beneficia a comunidade local A edição de

Read More...

Praça São Camilo revitalizada em Camilópolis, Santo André

Equipamento recebeu implantação de playground, espaço pet e ganhou modernização de áreas já existentes Camilópolis recebeu de volta um revitalizado

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu