Equipamento foi totalmente revitalizado para garantir conforto e segurança às mamães e recém-nascidos que necessitam de acompanhamento especializado
Visando a ampliar o acolhimento e o cuidado às mulheres, a Prefeitura de São Bernardo entregou nesta quinta-feira (20.11), em primeiro lugar, a nova Casa da Gestante, Mãe e Bebê.
Anexa ao Hospital da Mulher, no Nova Petrópolis, a unidade passou, acima de tudo, por revitalização completa, com investimento de R$ 2,7 milhões.
Destinada às mamães que necessitam de acompanhamento especializado antes ou após o parto, a Casa da Gestante foi, portanto, totalmente reestruturada para oferecer mais conforto, segurança e assistência integrada.
O espaço também atenderá, da mesma forma, gestantes de alto risco e recém-nascidos prematuros ou de baixo peso.
O prefeito, Marcelo Lima, destacou, por exemplo, o caráter humanizado da unidade e o compromisso da gestão em ampliar a rede de cuidados.
“A Casa da Gestante é um espaço onde a mulher realmente se sente acolhida. Aqui ela encontra atendimento odontológico, pediatria para o bebê, serviço médico e até um salão de beleza, porque autoestima também é saúde. Esse é o compromisso da nossa gestão: garantir atendimento de qualidade, reforçando o cuidado integral à mulher e ao bebê”, afirmou, em resumo.
A cerimônia de entrega reuniu representantes do Executivo e do Legislativo, profissionais da saúde, moradores e famílias que já utilizaram o serviço.
Novíssima estrutura
Com a reforma, o equipamento passa a contar com quatro dormitórios (10 leitos), sala de estar, cozinha, área de convivência, sanitários, vestiários, sala de leitura e uma horta terapêutica, utilizada em atividades voltadas ao bem-estar emocional das pacientes.
Foram criados novos ambientes essenciais para qualificar o atendimento.
São eles o Consultório Odontológico, Consultório Pediátrico, Sala de Prescrição Médica e um Salão de Beleza.
A modernização incluiu renovação total da estrutura interna (pintura, sanitários, cozinha, pisos e forros), atualização das redes elétrica e hidráulica, nova ambientação, instalação de ar-condicionado e reorganização dos fluxos de atendimento.
Para o secretário de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn, a entrega simboliza mais um avanço na consolidação da rede materno-infantil do município. “O Hospital da Mulher vem sendo ampliado e qualificado, com novos leitos, reforma do telhado e um novo mamógrafo. Somar essa estrutura à Casa da Gestante garante ainda mais segurança e acolhimento às nossas pacientes”.
O espaço reforça a integração com o Hospital da Mulher, formando um complexo de saúde voltado à humanização e ao cuidado de mães e bebês em São Bernardo.
Momentos de emoção e aprovação
A reinauguração foi marcada, além disso, por momentos emocionantes, como o depoimento de Kelly Simon, de 39 anos.
Kelly permaneceu por 63 dias na Casa da Gestante durante a gestação da filha, Alicia.
O reencontro com a equipe sensibilizou o público.
“Eu tive o privilégio de ser acolhida pela Casa da Gestante num momento muito difícil. Fui cuidada com carinho por profissionais que mudaram a minha história. Ver esse espaço renovado é emocionante, porque sei o quanto ele é necessário para tantas outras mães”, relatou.
A secretária da Mulher de São Bernardo, Sandra do Leite, reforçou o impacto social do equipamento.
“A Casa da Gestante oferece dignidade e proteção num momento decisivo da vida da mulher. É um espaço construído para acolher de verdade” disse.
Mais ações
A entrega da nova Casa da Gestante integra um conjunto de melhorias implementadas pela Prefeitura de São Bernardo na região central e em toda a rede de saúde. Entre elas, a entrega da Casa de Passagem (instalada no mesmo complexo), a ampliação das equipes médicas e avanços estruturais deste ano, como a Caravana da Saúde, o novo centro cirúrgico da Clínica da Visão, a nova UPA Vila São Pedro e a redução da faixa etária de mamografia, que coloca o município em posição de destaque nacional no rastreamento precoce do câncer de mama.
