Nota de Falecimento – Luiz Roberto Alves. Professor da ECA USP e um dos principais intelectuais do ABCD

In ABCD, Canto do Joca On
- Updated

Faleceu no final da noite de ontem, 16 de dezembro, no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, o professor sênior livre docente da ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP, Luiz Roberto Alves, aos 78 anos.

Ele tratava de um câncer e recentemente teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Nascido em 3 de janeiro de 1947, na cidade de Murutinga do Sul, na região de Andradina, no Estado de São Paulo, ele viveu a sua infância e adolescência em Presidente Prudente, no Oeste Paulista, e posteriormente seus estudos e trabalhos foram desenvolvidos no ABCD e na Capital.

Alves formou várias gerações de estudantes em seus quase 60 anos de atuação no Magistério, que se iniciou em Escolas Públicas de Mauá, São Bernardo do Campo e Diadema, como docente e diretor, e foi professor de milhares de estudantes de comunicação, principalmente nos cursos de jornalismo, radio – tv e publicidade, na ECA USP e na Universidade Metodista de São Paulo, por 40 anos. Na Metodista, foi coordenador do curso de pós-graduação em comunicação e vice-diretor geral, participando do processo de transformação do antigo Instituto Metodista em Universidade. Depois, na própria Universidade Metodista, foi fundador e coordenador da Cátedra de Gestão de Cidades, voltada à estudos e pesquisas visando o planejamento e a integração das políticas públicas na região do ABC e na Grande São Paulo.

Entre as funções públicas que exerceu, foi presidente da Câmara de Educação Básica e vice-presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), entre 2012 e 2016, e secretário de educação, cultura e esportes das cidades de São Bernardo do Campo (1989-1992) e Mauá (2001-2003), na Grande São Paulo. Ainda na região do ABC, na década de 90, o professor foi um dos idealizadores do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), com apoio do educador Paulo Freire, envolvendo sindicatos e entidades da sociedade civil. A iniciativa foi fundamental no enfrentamento ao analfabetismo em São Paulo e no País.

Luiz Roberto foi também pioneiro, como pesquisador e educador da USP e da Universidade Metodista, e secretário de educação de São Bernardo na época, a defender a necessidade de políticas públicas regionais, integradas e intersetoriais, que depois resultou na criação do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, em 1990, por iniciativa do então prefeito de Santo Andre, Celso Daniel, com apoio dos demais prefeitos da região. O Consórcio Intermunicipal do ABC completa 35 anos no próximo dia 19 de dezembro de 2025.

O professor é pai do advogado Ariel de Castro Alves, conhecido ativista dos direitos humanos e ex secretário nacional dos direitos da criança e do adolescente.

Além de Ariel, ele deixa os filhos Daniel e José Celso de Castro Alves, do primeiro casamento, e Ana Sara Linder Alves, do segundo casamento. Ele também deixa a atual esposa, a professora Suiça, Sabine Linder, e o único neto Gael, filho de Ariel.

Na área da infância e juventude, o professor foi fundador na década de 80 do Projeto Meninos e Meninas de Rua de São Bernardo do Campo, juntamente com a pastora Metodista Zeni de Lima Soares. Os voluntários da entidade eram estudantes da Universidade Metodista e educadores sociais. A entidade, que existe até hoje, foi fundamental no enfrentamento aos grupos de extermínio de jovens que atuavam na região do ABC e criou metodologias de abordagem e educação social com meninos de rua que foram replicadas no País todo por meio do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua.

Além da atuação educacional e social, Luiz Roberto Alves participou da luta contra a ditadura militar e pela redemocratização, durante os anos 70 e 80, como estudante do Instituto Metodista de Ensino Superior e coordenador da União Latino Americana da Juventude Evangélica, juntamente com Anivaldo Padilha, pai do Ministro da Saúde Alexandre Padilha. Foi perseguido pela ditadura militar como estudante e professor, na época na cidade de Mauá, e teve que viver fora do País por alguns anos, em Israel, onde estudou na Universidade de Jerusalém na década de 70. Após voltar ao Brasil, ele participou em 1980 da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) em São Bernardo do Campo, com o atual Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex deputado Djalma Bom, entre outros.

Luiz Roberto é autor dos livros: “Construir currículos, formar pessoas e constituir comunidades educadoras”; “Diálogos de Amor”; “Trabalho, Cultura e Bem-Comum”; “Cidades – Identidade e Gestão”; “ABC rap: coletânea de poesias rap”; “Contos e Casos Populares”, com prefácio do educador Paulo Freire, e o último, lançado em 2023, foi “Administrar Via Cultura”, sobre a atuação do escritor Mário de Andrade na Secretaria de Cultura de São Paulo durante a década de 30, além de inúmeros artigos publicados no Brasil e no exterior, sobre comunicação, cultura, educação, gestão de cidades e de políticas públicas. Ele também foi pesquisador visitante nas Universidades de Roma e de Florença, na Itália.

“Mesmo após a aposentadoria, há mais de 10 anos, meu pai fez questão de continuar lecionando na ECA e atuando como membro do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP até seus últimos dias. Recentemente também foi consultor da UNESCO, do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde”, diz o filho Ariel.

Como intelectual, Alves também colaborou, conviveu e teve como amigos, os professores já falecidos Paulo Freire, Florestan Fernandes, Antonio Candido, Alfredo Bosi, José Marques de Melo, entre outros.

Nota de Falecimento – Luiz Roberto Alves – Professor da ECA USP e um dos principais intelectuais do ABCD.

You may also read!

Creme de Panetone do Açaí Formosa celebra o fim de ano com sabor natalino

O Açaí Formosa, rede de franquias, que opera 126 unidades no estado de São Paulo, Minas Gerais e Rio

Read More...

Braskem fortalece parceria com o Projeto Locomotiva em ação de engajamento interno

Iniciativa amplia, em primeiro lugar, a visibilidade do projeto entre diferentes públicos da companhia A Braskem reforçou, acima de tudo,

Read More...

Carla Morando garante R$ 50 milhões no Orçamento do Estado para a Linha 20–Rosa do Metrô

A deputada estadual Carla Morando assegurou, em primeiro lugar, a inclusão de emenda de R$ 50 milhões no Orçamento

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu