No Dia de Proteção às Florestas, a BRK destaca a importância da conservação de mananciais e cursos d’água, uma missão do saneamento

In ABCD On
- Updated
Em Mauá, a BRK, responsável pelos serviços de esgoto, se orgulha pelos índices de coleta e tratamento de esgoto que se destacam na Região Metropolitana de São Paulo com 93% e 87%, respectivamente, contribuindo com a recuperação dos córregos da cidade, bem como do Rio Tamanduateí, que nasce no município.. Na foto, o Córrego Bocaina depois do tratamento. Imagens: Comunicação/BRK

No domingo, 17 de julho, é comemorado no Brasil, o Dia de Proteção às Florestas, data criada para lembrar que a preservação das matas é um compromisso de toda a sociedade.

As florestas são lares de inúmeras espécies de animais e plantas e as consequências da falta de preservação podem ser devastadoras, impactando a qualidade do solo, a vegetação e a fauna.

E o saneamento básico também está ligado à proteção das florestas. Somente a floresta amazônica armazena mais de 20% de toda a água doce do mundo, além de evaporar cerca de 20 bilhões de litros de água por dia, que abastecem de água toda a América do Sul.

Com os serviços de coleta e tratamento do esgoto, toda a área de vegetação próxima aos rios, córregos, nascentes e mares são protegidas e até mesmo reestabelecidas. O mesmo ocorre com os animais que vivem nessas regiões.

Em Mauá, a BRK, responsável pelos serviços de esgoto, se orgulha pelos índices de coleta e tratamento de esgoto que se destacam na Região Metropolitana de São Paulo com 93% e 87%, respectivamente, contribuindo com a recuperação dos córregos da cidade, bem como do Rio Tamanduateí, que nasce no município.

Após os investimentos para a retirada dos lançamentos de esgoto dos córregos e cursos d´água da cidade, como parte de um trabalho para promover a consciência e a responsabilidade socioambiental, a concessionária entende que a prestação dos serviços de esgotamento sanitário já está diretamente ligada à proteção das florestas.

“Quando coletamos, afastamos e tratamos o esgoto também estamos protegendo toda a área de vegetação próxima aos rios e córregos da cidade”, destaca Diego de Oliveira e Silva, responsável pelas áreas qualidade, saúde, segurança e meio ambiente, na BRK.

A remoção da mata nativa ou ciliar, principalmente próximo aos cursos d’água, pode causar assoreamento dos rios, ou seja, acúmulo de terra, lixo e matéria orgânica em seu fundo. E, as consequências disso são inúmeras, como por exemplo, o aumento de enchentes e a diminuição de vazão das nascentes. Porém, a preservação das florestas e dos mananciais é um trabalho coletivo, que envolve toda a sociedade.

Como posso ajudar na proteção das florestas?

  • Consuma produtos de origem vegetal com certificado e prefira adquirir artigos com matérias primas de reflorestamentos;
  • Não dê início a queimadas;
  • Não descarte lixo em locais inadequados;
  • Pratique a reciclagem e o reaproveitamento dos produtos descartados;
  • Plante árvores.

Pequenas mudanças de hábitos no dia a dia contribuem positivamente para a preservação do meio ambiente, das florestas, e o bom funcionamento dos sistemas de saneamento básico da cidade.

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu