Na Semana Internacional do Jerez, descubra rótulos surpreendentes!

In Canto do Joca, Gastronomia On

Você adora Rioja. Sua irmã é fascinada pela Toscana. Seu melhor amigo sempre traz um Malbec delicioso da Argentina.

No seu aniversário de casamento você finalmente abriu aquela garrafa de Champagne.

Sabe o que está faltando? Descobrir o Jerez.

Todos os anos, durante uma semana, gente no mundo inteiro organiza eventos em torno desses vinhos, que são mal compreendidos por muitos e desconhecidos para quase todos.

A Semana Internacional do Jerez, ou Sherry Week, que acontece este ano entre 7 e 13 de Novembro, é uma excelente oportunidade para falar no assunto – e, para você que não conhece, para descobri-lo.

Afinal, o que são os vinhos de Jerez?

  • São produzidos na Andaluzia, sul da Espanha, ao redor da cidade de Jerez de la Frontera.
  • São vinhos fortificados, que recebem adição de álcool de uva na sua produção.
  • A principal uva é uma uva branca chamada Palomino Fino.
  • Em geral, os vinhos são envelhecidos em barris, misturando gradualmente muitas safras diferentes.

Para entender as diferenças entre os estilos, vamos falar dos três estilos disponíveis na Zahil.

Fino e Manzanilla
São brancos vibrantes, de aromas e sabor muito marcantes, voltados para o frescor. Seus sabores são muito diferentes dos vinhos que a maioria das pessoas conhece, então muitas vezes a surpresa tem efeito negativo. Eles são para os vinhos o que é o Dry Martini para os coquetéis – quase salgados, com sabores muito particulares, aquela sensação de impacto na boca que se encaixa perfeitamente numa porção de azeitonas ou canapés e em pratos de peixe e frutos do mar.

Oloroso
Estes nos lembram um pouco vinhos como os Porto Tawny ou alguns Madeira, com uma diferença importante: não têm açúcar! Isso os deixa mais versáteis e fáceis de se beber no dia-a-dia e, especialmente, com comida. Os Olorosos são intensos e volumosos, perfeitos para acompanhar carnes e pratos mais estruturados.

Pedro Ximenez
O principal vinho doce de Jerez é o Pedro Ximenez – o nome da uva e do estilo. As uvas são desidratadas ao sol e acumulam imensas quantidades de açúcar, tornando os PX, seu apelido carinhoso, alguns dos vinhos mais doces do mundo. Eles podem atingir 450 gramas por litro (g/L) de açúcar! Prove acompanhando um manjar de coco com calda de ameixa – dos Deuses!

You may also read!

Calderano vice-campeão do mundo em conquista histórica

Joaquim Alessi Mesatenista brasileiro, jogador de São Caetano do Sul, joga final com o número 2 do mundo Wang Chuqin

Read More...

Silvana Medeiros, prefeita: primeira mulher evangélica no comando do Executivo de Santo André

A vice-prefeita, Silvana Medeiros, assumi interinamente a Prefeitura de Santo André neste domingo (25.05). Tal posse marca, acima de tudo,

Read More...

São Caetano lança Jardim Terapêutico para promover saúde emocional de idosos

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Comtid (Coordenadoria Municipal da Terceira Idade), acaba de lançar

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu