Equipamento de 4.000 metros quadrados permitirá criação de linhas expressas; terminal deve ser entregue até fevereiro
Em fase final de acabamento, as obras de construção do futuro Terminal Batistini seguem a todo vapor em São Bernardo.
Previsto para ser entregue em fevereiro, o novo equipamento de 4.000 m² foi vistoriado nsta terça-feira (05/01) pelo prefeito Orlando Morando.
Ele teve a companhia do secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador, e do diretor de Transportes, Olímpio Eugênio.
Na oportunidade, o chefe do Executivo acompanhou, em suma, os serviços de jardinagem, limpeza e pintura de sinalização no entorno do terminal.
Localizado na Estrada Galvão Bueno, o futuro terminal permitirá, portanto, a adoção de modelo tronco-alimentador na região do Batistini.
É lá, em primeiro lugar, onde linhas expressas serão criadas para saírem exclusivamente deste ponto em direção a diversas regiões da cidade, adotando um sistema de transporte público mais eficiente.
“Este terminal irá nos permitir ter linhas expressas, onde moradores de toda esta região do Batistini irão desembarcar aqui e terão à disposição ônibus expressos que farão trajetos mais rápidos, com menos paradas, garantindo assim mais agilidade e conforto aos nossos passageiros”, destacou o chefe do Executivo.
A expectativa é, além disso, que com este modelo passageiros vindos dos bairros Batistini, Los Angeles, Jardim Represa, Parque Imigrantes, entre outros, tenham redução significativa no deslocamento por bairros de São Bernardo.
Estrutura
O novo equipamento contará com duas plataformas para embarque e desembarque, com 80 metros cada, que jntas possuem capacidade para atender simultaneamente cinco ônibus convencionais e três articulados.
Além disso, o terminal terá edificações de apoio à operação.
São bilheterias, sanitários públicos, guarita, prédio operacional e administrativo, bicicletário com capacidade para 60 bikes e elevador.
O espaço conta também com área de estacionamento para ônibus e veículos.
Ao todo, a Prefeitura de São Bernardo promoveu investimento de R$ 23 milhões na construção do novo equipamento.
As obras estão sendo executadas pela empresa ETC Empreendimentos e Tecnologia em Construções.
Mobilidade urbana
O futuro Terminal Batistini faz parte de um amplo projeto de valorização do transporte coletivo de São Bernardo.
O espaço será ponto de transferência para os usuários que utilizam diariamente o Corredor da Estrada Galvão Bueno.
Com 6,3 km, o corredor começa, em conclusão, na rotatória do trecho sul do Rodoanel Mário Covas, e vai até o fim da Maria Servidei Demarchi.