Pessoas doadoras de sangue, jornalistas e motoristas do aplicativo Uber entram de graça nos dois museus.
No Museu do Futebol, atletas ativos e aposentados também serão beneficiados
A partir de agora, mais pessoas terão acesso gratuito ao Museu do Futebol e ao Museu da Língua Portuguesa.
Com a ampliação da política de gratuidade das duas instituições, pessoas doadoras de sangue, jornalistas e motoristas ativos do aplicativo Uber passam a ter direito à entrada gratuita para visitar as duas instituições.
No caso do Museu do Futebol, a gratuidade incluiu também atletas ativos ou aposentados ligados a federações.
Ambos os museus são instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo.
Essas categorias se juntam a professores de escolas públicas, pessoas com deficiência, taxistas, entre outros, que também têm direito à gratuidade nesses dois equipamentos culturais da capital paulista em qualquer dia da semana.
Ambos mantêm dias de entrada gratuita para todos os públicos: às terças-feiras, no Museu do Futebol, e aos sábados e domingos no Museu da Língua Portuguesa.
Assim, mais da metade do público em ambas as instituições já não paga nada para acessar suas exposições.
Os dois museus são geridos pela organização social IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, em parceria com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo.
Política de gratuidade do Museu do Futebol: acesse aqui e saiba quem tem direito à entrada gratuita
Política de gratuidade do Museu da Língua Portuguesa: acesse aqui e saiba quem tem direito à entrada gratuita
Serviço
Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n – Estádio do Pacaembu – SP
Terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até 17h).
R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis para todos às terças-feiras
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet:
https://bileto.sympla.com.br/event/96110/
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Língua, s/nº – Luz – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)
R$ 24 (inteira); R$ 12 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados e domingos
Acesso pelo Portão A
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet:
https://bileto.sympla.com.br/event/90834/
SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu – o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e foi um dos pioneiros do país na utilização de recursos audiovisuais e interativos para tratar de um patrimônio imaterial. É um museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.
O projeto de renovação realizado em 2024 é a primeira grande intervenção realizada no Museu nestes quinze anos e tem o objetivo de promover atualização tecnológica, implementação de novas experiências interativas e inclusão de novos conteúdos. Entre os destaques, estão a maior presença do futebol de mulheres e uma nova sala em homenagem a Pelé.
Ao longo dos primeiros quinze anos de funcionamento, o Museu acumula mais de 4,7 milhões de visitantes presenciais, 22 exposições temporárias realizadas e outras 17 virtuais, mais de 440 eventos de programação cultural e 635 mil estudantes atendidos pelo Núcleo Educativo. É uma instituição de referência em acessibilidade para todos os públicos, tendo recebido vários prêmios na área.
PATROCINADORES E PARCEIROS DA TEMPORADA 2024
A temporada 2024 do Museu do Futebol conta com patrocínio do Grupo Globo, Goodyear, Sabesp, Adidas, Rede, e Mercado Livre. Conta ainda com apoio da Farmacêutica EMS, Arkema e Evonik Brasil. As empresas parceiras são Pinheiro Neto Advogados e Banco Safra. Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. A temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.
SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
Localizado na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.
O Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Esporte e Educação é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.
PATROCÍNIOS E PARCERIAS
A temporada 2024 conta com o patrocínio máster da Petrobras, patrocínio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, e do Instituto Cultural Vale; com apoio do Itaú Unibanco, do Grupo Ultra, por meio do Instituto Ultra, da CAIXA e do UBS BB Investment Bank. Conta ainda com as empresas parceiras Instituto Votorantim, Epson, Machado Meyer e Verde Asset Management. Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. A temporada 2024 é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.