O massagista Miguel de Oliveira, de Santo André, personagem da história do futebol brasileiro, morreu neste domingo (14.12), aos 79 anos.
O velório está marcado para começar às 9h desta segunda-feira (15.12), no Cemitério de Vila Pires.
Miguel começou sua brilhante e vitoriosa carreira no Santo André, nos anos de 1960.
Depois disso, trabalhou no Goiás, Santos e Ponte Preta, até ser contratado pelo Palmeiras, onde permaneceu por duas décadas.
A chegada foi com Luiz Felipe Scolari na campanha do título da Libertadores de 1999.
“Felipão fazia questão que o massagista participasse da preleção para, depois, orientar os atletas em campo, se fosse necessário”.
Sagrou-se campeão com o Palmeiras na Libertadores de 1999. À frente dos goleiros Marcos e Sérgio.
Miguel integrou, além disso,a comissão técnica da seleção olímpica, prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984, sob o comando do técnico Jair Picerni.
Antes de iniciar a carreira de massagista, no entanto, Miguel de Oliveira praticou luta-livre e participou do telecatch, combates que envolviam certa dose de encenação e que eram transmitidos pela TV para todo o País.
“Eu gostava. Batia, mas apanhava também”, brinca.
Aposentado do futebol profissional, Miguel foi muitas vezes chamado para prestar serviços por equipes de várzea quando havia alguma decisão. Ele morava no centro de Santo André.
Homenagem
O Residencial para Idosos Anastácia também prestou homenagem:
“Homenagem ao Senhor Miguel 🕊️
Hoje nos despedimos do Senhor Miguel, um homem que marcou sua história com dedicação, profissionalismo e cuidado. Massagista esportivo, atuou com orgulho no Santo André e no Palmeiras, deixando sua contribuição registrada no esporte e na vida de muitos atletas.
Como hóspede do Residencial para Idosos Anastácia, o Senhor Miguel compartilhou conosco momentos de convivência, serenidade e aprendizado. Sua trajetória, suas experiências e sua presença ficarão guardadas com carinho na memória de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.
Nos solidarizamos com os familiares e amigos, pedindo a Deus que conceda conforto, paz e força neste momento de dor. Que o Senhor Miguel descanse em paz, sob a luz eterna do amor de Deus. 🙏✨
Nossos sentimentos.”
