Morre José Aguirre, “o padre construtor” que atuou por cinco décadas na Diocese de Santo André

In Canto do Joca On
- Updated
José Aguirre . Fotos: Cobecisa (Comissão para os bens culturais da Igreja na Diocese de Santo André); arquivo da Irmã Maria Miele e arquivo pessoal

A Diocese de Santo André comunica que, na manhã desta terça-feira (20.04), o pároco emérito da Paróquia Santa Maria (Região São Bernardo – Anchieta), Pe. José Aguirre Suberviola, 83 anos, partiu para a Casa do Pai.

Vítima de parada cardíaca, ele já se encontrava, em primeiro lugar, internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).no Hospital e Maternidade Assunção, em São Bernardo.

Mas, seu legado missionário, de homem visionário e que deixou grandes obras de evangelização e conquistas para o povo de Deus ao longo de cinco décadas na Diocese de Santo André, permanecerá para sempre no coração dos diocesanos.

Nota de Dom Pedro

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, comentou, em nota, em suma, o legado que o sacerdote deixa para o povo da região.

“Trabalhou como missionário em uma vasta área do município de São Bernardo do Campo, na Paróquia Santa Maria, no Bairro Demarchi. Fruto de sua dedicação e trabalho missionário são as paróquias de Santo Antônio, no Bairro Batistini, São Benedito, no Bairro dos Casa e toda a Região Pastoral Anchieta, onde foram surgindo várias comunidades”, destaca.

“A este incansável missionário, muito humano, de uma dedicação total ao Povo de Deus, queremos agradecer de coração. Nossa Diocese bendiz a Deus pelo dom do seu sacerdócio, pela sua resiliência durante longo período de doença crônica, sua perseverança no ministério, sua inquietação pelos rumos da missão e seu amor à Igreja”, complementa, da mesma forma.

À frente da Paróquia Santa Maria, no Bairro Demarchi, ao longo dos últimos sete anos (2014-2020), Pe. Gonise revelou que Pe. José Aguirre era chamado pelos fiéis da paróquia, de “o padre construtor”. “Construiu diversas capelas na Região São Bernardo – Anchieta, batizou, fez muitas primeiras eucaristias, realizou inúmeros casamentos. Com certeza lançou as sementes do Reino de Deus e conseguimos perceber essas sementes germinadas no momento presente em que vivemos. Com certeza seu legado de trabalho e de evangelização eterniza sua memória”, avalia o coordenador da Região Pastoral SBC – Anchieta.

Sobre o Pe. José Aguirre

Filho de Severino Aguirre e Gregoria Suberviola, José Aguirre nasceu na cidade de Arellano na Espanha, no dia 8 de setembro de 1937.

Cursou, em primeiro lugar, Filosofia e Teologia em São Sebastián, na Espanha.

Além disso, fez licenciatura em História, na USP, no Brasil.

Foi ordenado presbítero em 9 de julho de 1961. Dez anos depois chegou à Diocese de Santo André, onde passou pelas paróquias São Judas Tadeu (São Bernardo), Imaculada Conceição, e Igreja Matriz de Diadema.

Nomeado pároco da Paróquia Santa Maria, no Bairro Demarchi, em São Bernardo do Campo, permaneceu, portanto, de 1977 a 2013.

Contribuiu ainda como diretor espiritual da Renovação Carismática Católica e coordenador regional em São Bernardo do Campo e Diadema.

O velório será, em conclusão, breve e restrito a familiares.

Nossa Diocese, nosso clero e nosso povo, unem-se portanto em oração aos seus familiares e amigos. Na certeza da ressurreição, elevemos nossas orações por seu descanso eterno.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Chancelaria da Diocese de Santo André

You may also read!

GCM de Diadema forma 104 novos integrantes para reforçar segurança pública municipal

Novos guardas representam, acima de tudo, aumento de 35% no efetivo da cidade; incorporação à GCM se dá após

Read More...

Diadema estuda ampliar parcerias com Estado em educação e cultura

A secretária de estado Marilia Marton esteve no município visitando o Projeto Guri, o Circo Escola e o CEU

Read More...

Festival do Chocolate 2026 by Chocolândia de Ribeirão Pires abre terceiro fim de semana com shows de artistas da cidade no ChocoPaço

Evento teve programação especial nesta sexta-feira (21), com apresentações musicais, participação da EMARP, em parceria com ABC+Cultura O terceiro fim

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu