Medalhista no Jogos Paralímpicos, judoca Rebeca Silva, de 23 anos, participou de agenda na qual recebeu brasão da cidade
Em agenda promovida na sede do Executivo, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, homenageou nesta segunda-feira (04.11), em primeiro lugar, a judoca Rebeca Silva, ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Nascida e radicada em São Bernardo, a medalhista, de 23 anos, foi, acima de tudo, a grande protagonista do encontro.
Ela recebeu, portanto, das mãos do chefe do Paço Municipal um brasão da cidade, em reverência concedida a personalidades locais.
Com trajetória que inclui treinamento no Crec Vila Marlene, Rebeca registrou o título, principal da carreira até agora, na categoria acima de 70 kg (classe J2, baixa visão).
Na decisão da competição internacional, ela, em sua estreia nos Jogos, venceu a cubana Sheyla Hernandez, por ippon.
A conquista garantiu, da mesma forma, a oitava medalha do judô brasileiro nos Jogos de 2024, a quarta de ouro.
Além disso, contribuiu para o melhor desempenho do País na história do torneio, superando os números alcançados em Tóquio (2021).
Grande estilo
“Começamos a semana em enorme estilo, numa agenda que, para nós, é uma satisfação, dando o mérito e felicitações à nossa paratleta Rebeca Silva, campeã, ouro nos Jogos de Paris deste ano e oriunda de São Bernardo. Uma medalha que trouxe emoção ao País. Mais do que o título, ela tem uma linda trajetória e inspira milhares de outros jovens no esporte, com toda a sua garra e determinação. Um orgulho para a nossa cidade”, salientou o chefe do Executivo municipal.
Rebeca frisou ser uma alegria “representar São Bernardo” pelo Brasil afora. “É uma honra estar aqui, um prazer representar a cidade cada vez mais. Indo para fora, fazendo o nome, trazer visibilidade. Essa medalha é muito importante para mim, para todos que fazem parte de São Bernardo e se sentem felizes com o resultado. Só tenho a agradecer (pela homenagem)”, pontuou a paratleta.
O encontro do prefeito Orlando Morando com Rebeca Silva se deu na presença também do técnico Carlos Hayashida e do vereador Mauricio Cardozo, que tem ligação com o esporte de São Bernardo.
Mais conquistas
Além do ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris, a judoca Rebeca Silva coleciona, da mesma forma, grandes conquistas na carreira.
Foi prata, por exemplo, no Grand Prix de Almada 2024 (Portugal), bronze no Parapan-Americanos de Santiago 2023, bronze no Mundial de Baku 2022, ouro no Pan-Americano do Canadá 2022, prata nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, ouro na Copa do Mundo IBSA 2018 (Cazaquistão) e ouro no Campeonato das Américas 2018 (Canadá) e 2017 (São Paulo).