Importante curso d´água de Mauá, o Bocaina nasce no Jardim Itapark e deságua no Tamanduateí, e está livre do esgoto em seu leito.
A despoluição foi possível após a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em Mauá, realizar investimentos que já ultrapassam R$ 250 milhões para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade.
Os investimentos permitiram, em primeiro lugar, a construção de cinco estações de bombeamento na cidade, a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto e a extensão de mais 614 quilômetros de redes de esgoto.
Além de obras para interligação dessas redes coletoras de todas as sub-bacias que margeiam os principais córregos do município.
Destaque
Atualmente, Mauá se destaca como uma das cidades que mais avançou nos últimos anos, com 86% de tratamento de esgoto, melhor índice da Região Metropolitana de São Paulo.
O porcentual de 93% da coleta do efluente também é, acima de tudo, um índice expressivo na região.
Na região do córrego Bocaina, a concessionária realizou obras de interligação das redes de esgoto ao longo do segundo semestre de 2018.
Foram, portanto, beneficiadas mais de 7 mil famílias, que tiveram as residências conectadas ao sistema de tratamento.
Os moradores e comerciantes da região contam que sofriam com o despejo do esgoto das suas residências e comércios diretamente no curso d´água.
A ação mau cheiro, proliferação de ratos e baratas, desvalorização de seus imóveis e, certamente, riscos de contaminação.
Impacto
“O forte odor impactava, inclusive, no nosso trabalho na loja e ocorria por conta da grande carga de lançamento do esgoto no córrego. Agora, podemos dizer que melhorou significativamente, principalmente em dias de calor. A transparência das águas também é uma melhoria perceptível, hoje é possível ver as pedras no fundo e perceber a recomposição do córrego”, relata Leonardo Lopes Pereira, comerciante da região.
Para Ademir Becchelli, morador e comerciante, a intervenção impacta diretamente na recuperação do Bocaina, com um grande ganho ambiental para a cidade.
“Sou morador da Vila Guarani há mais de 30 anos. Antigamente, eu pescava nesse córrego. É gratificante perceber como a natureza se recuperou rápido após as obras de saneamento”.
A recuperação do córrego impacta diretamente no bem-estar e na saúde da população de Mauá.
“Aproximadamente 59 milhões de litros de esgoto são tratados por dia na cidade”, afirma Rodrigo Dias, diretor de operações da BRK Ambiental.
E prossegue: “A nascente do Rio Tamanduateí, terceiro maior afluente do Rio Tietê, no Parque Ecológico da Gruta Santa Luzia, foi uma das principais beneficiadas com a retirada do esgoto anteriormente nela lançado”.
Para, portanto, destacar: “A BRK Ambiental se orgulha, em participar dessa transformação nos cursos d´água da cidade.”
“Além dos bairros Vila Bocaina, Parque Boa Esperança e Vila Guarani, por onde percorre o córrego Bocaina, os avanços da ampliação do sistema de esgoto em Mauá também podem ser observados nos córregos Água Espraiada, Taboão e Itrapõa, que cortam os bairros Jardim Adelina, Jardim Itapeva, Jardim Camila, Jardim Primavera, Jardim Luzitano e Vila João Ramalho, no Parque São Vicente”, diz, em conclusão, Dias.