Moradores de aprovam atendimento nas UBSs de Diadema

In ABCD, Saúde On
Fotos: DinoSantos/PMD

Pesquisa de opinião registrada nos totens das Unidades aponta grau de satisfação dos usuários maior que 90%, nos últimos quatro meses. A avaliação positiva do atendimento dos profissionais chega a 95%

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm papel fundamental na solução das principais demandas da população, como consultas, vacinas, curativos, procedimentos de enfermagem e odontológico.

E quem passa em atendimento na rede municipal de Atenção Básica de Diadema aprova o trabalho realizado.

É o que mostra, em primeiro lugar, pesquisa de avaliação espontânea registrada nos totens instalados nas UBSs da cidade: em abril, o grau de satisfação foi positiva para 94% dos usuários (36% satisfeito e 58% muito satisfeito), o que deixou a probabilidade de recomendar o serviço também em 94% (33% provável e 61% muito provável).

Números expressivos

A qualidade do atendimento prestado pelos profissionais do serviço chegou, além disso, a 95% de aprovação, sendo boa para 28% e excelente para 67% dos atendidos.

No início do ano, os três itens de avaliação tiveram, acima de tudo, mais de 90% de aprovação.

Em janeiro, por exemplo, 93% de probabilidade de recomendar o serviço; 92% para avaliação do atendimento e o grau de satisfação.

Em fevereiro, da mesma forma os índices ficaram em 92%, 94% e 93% respectivamente.

Já no mês de março, além disso, todos os índices subiram.

Recomendação

A chance de uma pessoa recomendar o serviço da Unidade aumentou para 94%; a aprovação do atendimento realizado pelos profissionais chegou a 95%; de todas as pessoas que responderam à pesquisa, 94% se classificou como satisfeito ou muito satisfeito.

Nesse primeiro quadrimestre, 39.637 pessoas responderam à pesquisa espontânea.

“A avaliação reflete o pensamento de quem foi ou é atendido pela UBS. Algumas vezes, pode haver a impressão de que o Sistema Único de Saúde não é bom, mas essa não é a realidade das pessoas que estão sendo acolhidas na rede municipal. Este governo tem apoiado as iniciativas que são necessárias para a recondução da Atenção Básica no município e tem se esforçado em colocar mais profissionais à disposição da população, construindo um diálogo permanente com os trabalhadores em busca de aprimorar o conhecimento e criar condições ambientais para que todos se sintam também acolhidos”, explica Maria Luiza Malatesta, coordenadora da Atenção Básica.

“Sabemos que há pontos a serem melhorados e precisamos ouvir quem usa o serviço para que os ajustes sejam feitos e a qualidade melhore a cada dia. Por isso é importante que o usuário responda a pesquisa. São alguns minutos que farão diferença no modo de pensar e organizar o atendimento. Além disto, convidamos os moradores para participarem das reuniões do Programa Saúde no Território que são uma oportunidade para que a população dê sugestões, tire dúvidas e ajude a fortalecer esse caminho de avanço para o SUS em Diadema”, ressalta o secretário municipal de saúde, José Antônio da Silva.

Serviço

A pesquisa ainda aponta quais as principais demandas da população ao procurar a UBS. As consultas médicas e de outros profissionais ficam em primeira posição com 14.450 atendimentos. Já o segundo motivo para a ida à Unidade fica por conta de curativos, vacinas, medicações e inalação com 9.185 procedimentos, seguido por 6.596 atendimentos da recepção.

A procura pelo serviço da farmácia (4.973), odontologia (2.040) e enfermagem (906) também aparecem como os mais requisitados pelos moradores.

Totem em todas as UBS

Os totens estão instalados em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde e fazem parte das melhorias do Programa UBS Nota 10. Até agora, 16 Unidades foram beneficiadas com reforma e adequações. Neste mês, as UBS ABC e Inamar serão entregues a população, completando 90% da rede de Atenção Básica atendida pelo programa. Mais informações em https://portal.diadema.sp.gov.br/diadema-chega-a-80-das-unidades-basicas-beneficiadas-com-o-programa-ubs-nota-10/.

Mesmo as Unidades que ainda não tiveram as adequações concluídas já estão com os totens.

No aparelho, em conclusão, é possível retirar senha de atendimento e responder à pesquisa de avaliação.

 

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