Moeda Verde recebe premiação nacional de sustentabilidade e inovação

In ABCD On
- Updated
Fotos: Divulgação/ PMSA e Semasa

O Programa Moeda Verde segue, em primeiro lugar, colhendo frutos e reconhecimento pelas conquistas nestes quatro anos de realização.

Nesta segunda-feira (20.12), a iniciativa da Prefeitura de Santo André, por meio do Fundo Social de Solidariedade, e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), foi premiada como o segundo melhor programa do Brasil, pela Rede Política de Ação pela Sustentabilidade (RAPS).

O Prêmio RAPS reconhece ações e projetos inovadores no âmbito público relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), preconizados pela ONU.

Na mesma categoria, ficou em primeiro lugar a iniciativa Recife Acolhe, que trabalha ações de inclusão social para população em vulnerabilidade.

Inovador

“Um programa inovador, que tem sido reconhecido, premiado e também adotado por outros municípios do País. Alia sustentabilidade, segurança alimentar, combate o descarte irregular e mobiliza as cooperativas de reciclagem. Uma engrenagem que está funcionando muito bem. Por isso, vamos continuar expandindo a outros bairros de Santo André”, destacou o prefeito Paulo Serra.

“É uma alegria receber este prêmio, principalmente com um Programa como o Moeda Verde, que beneficia tantos moradores, além de colaborar com a reciclagem e com a diminuição de lixo nas comunidades.  O cuidado e o carinho com nossos munícipes sempre será prioridade em Santo André”, ressaltou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santo André, Ana Carolina Barreto Serra.

O Moeda Verde está presente em 18 comunidades do município e beneficia, direta e indiretamente, cerca de 100 mil pessoas.

“Em quatro anos de programa, já entregamos mais de 107 toneladas de alimentos hortifrúti e a população já encaminhou para a reciclagem quase 540 toneladas de resíduos. O reconhecimento deste prêmio nos dá a certeza de que estamos no caminho certo de uma cidade mais sustentável”, celebra o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

O Moeda Verde é uma iniciativa transversal, que trabalha questões de sustentabilidade, redução da pobreza e combate à fome.

Os resíduos recicláveis recolhidos foram encaminhados às duas cooperativas de reciclagem da cidade.

Elas são parceiras do Semasa, o que contribui para melhorar a renda de 120 famílias que trabalham nos locais.

Ainda, o Moeda Verde permitiu a recuperação de locais que sofriam com o descarte irregular de resíduos. 

Novidades

Em razão do recesso de fim de ano, as trocas nos núcleos voltam a ocorrer em 15 de janeiro e voltam a ser realizadas quinzenalmente.

Além disso, no que vem, a previsão é levar o programa para cinco novas comunidades.

Até 2024 a expectativa da administração é, em conclusão, implantar as trocas em 30 locais de Santo André.

Também a partir de 2022 as comunidades próximas receberão alinhamento para que as trocas possam ser realizadas, portanto, no mesmo dia.

You may also read!

Boas práticas em segurança e qualidade conferem certificação internacional ao Hospital de Urgência de São Bernardo

Prefeito Orlando Morando entregou selo nível ouro da instituição canadense Qmentum nesta segunda-feira (25.11), conquistado após seis meses de

Read More...

Escola Livre de Dança de Santo André apresenta mostra final dos alunos a partir desta terça

Apresentações são, acima de tudo, gratuitas e acontecem no Teatro Conchita de Moraes A ELD (Escola Livre de Dança) de

Read More...

Baixa no estoque de sangue do A.C.Camargo Cancer Center impulsiona mutirão em novembro

Tipos A -, AB-, B- e O- são os mais críticos e instituição encoraja mobilização da populaçãoOs estoques do

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu