Moeda Verde recebe premiação nacional de sustentabilidade e inovação

In ABCD On
- Updated
Fotos: Divulgação/ PMSA e Semasa

O Programa Moeda Verde segue, em primeiro lugar, colhendo frutos e reconhecimento pelas conquistas nestes quatro anos de realização.

Nesta segunda-feira (20.12), a iniciativa da Prefeitura de Santo André, por meio do Fundo Social de Solidariedade, e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), foi premiada como o segundo melhor programa do Brasil, pela Rede Política de Ação pela Sustentabilidade (RAPS).

O Prêmio RAPS reconhece ações e projetos inovadores no âmbito público relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), preconizados pela ONU.

Na mesma categoria, ficou em primeiro lugar a iniciativa Recife Acolhe, que trabalha ações de inclusão social para população em vulnerabilidade.

Inovador

“Um programa inovador, que tem sido reconhecido, premiado e também adotado por outros municípios do País. Alia sustentabilidade, segurança alimentar, combate o descarte irregular e mobiliza as cooperativas de reciclagem. Uma engrenagem que está funcionando muito bem. Por isso, vamos continuar expandindo a outros bairros de Santo André”, destacou o prefeito Paulo Serra.

“É uma alegria receber este prêmio, principalmente com um Programa como o Moeda Verde, que beneficia tantos moradores, além de colaborar com a reciclagem e com a diminuição de lixo nas comunidades.  O cuidado e o carinho com nossos munícipes sempre será prioridade em Santo André”, ressaltou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santo André, Ana Carolina Barreto Serra.

O Moeda Verde está presente em 18 comunidades do município e beneficia, direta e indiretamente, cerca de 100 mil pessoas.

“Em quatro anos de programa, já entregamos mais de 107 toneladas de alimentos hortifrúti e a população já encaminhou para a reciclagem quase 540 toneladas de resíduos. O reconhecimento deste prêmio nos dá a certeza de que estamos no caminho certo de uma cidade mais sustentável”, celebra o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

O Moeda Verde é uma iniciativa transversal, que trabalha questões de sustentabilidade, redução da pobreza e combate à fome.

Os resíduos recicláveis recolhidos foram encaminhados às duas cooperativas de reciclagem da cidade.

Elas são parceiras do Semasa, o que contribui para melhorar a renda de 120 famílias que trabalham nos locais.

Ainda, o Moeda Verde permitiu a recuperação de locais que sofriam com o descarte irregular de resíduos. 

Novidades

Em razão do recesso de fim de ano, as trocas nos núcleos voltam a ocorrer em 15 de janeiro e voltam a ser realizadas quinzenalmente.

Além disso, no que vem, a previsão é levar o programa para cinco novas comunidades.

Até 2024 a expectativa da administração é, em conclusão, implantar as trocas em 30 locais de Santo André.

Também a partir de 2022 as comunidades próximas receberão alinhamento para que as trocas possam ser realizadas, portanto, no mesmo dia.

You may also read!

EMEB Chico Mendes fecha primeiro ano da ação de voluntariado em escolas de Diadema com o prefeito, Taka

A última ação de voluntariado do Transforma Diadema aconteceu, portanto, neste sábado (13.12). Foi, acima de tudo, a sexta edição

Read More...

Dia de Santa Luzia: BRK destaca a história da santa que faz parte de um dos pontos turísticos mais visitados de Mauá

Imagem da Santa, conhecida como a protetora dos olhos e da visão, pode ser vista na Gruta que também

Read More...

Ônibus decorados levam povo gratuitamente ao Natal Iluminado do Paço de São Bernardo

Veículos começam a circular neste sábado (13.12), conectando bairros à Esplanada do Paço com roteiros e horários definidos A Prefeitura

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu