Moeda Verde distribuiu mais de 88 toneladas de alimentos em 2023

In ABCD On
Fotos: Divulgação/Semasa

Participantes também destinaram, além disso, 444 toneladas de resíduos para a reciclagem

O Moeda Verde, programa andreense realizado pelo Fundo Social de Solidariedade, por meio do Banco de Alimentos, e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue, em primeiro lugar, alcançando resultados importantes e que servem de inspiração para outros municípios que buscam um futuro mais sustentável.

A iniciativa fechou o ano de 2023, por exemplo, distribuindo mais de 88 toneladas de legumes, frutas e hortaliças entregues para quem mais precisa.

Em resposta aos desafios enfrentados por comunidades carentes, os moradores trocam, portanto, 5 quilos de recicláveis por 1 quilo de alimentos frescos.

Evitando, da mesma forma, o descarte inadequado de resíduos e ganhando mais segurança alimentar.

No ano passado, da mesma forma, 444 toneladas de resíduos foram destinadas à reciclagem por meio do programa.

Além de sensibilizar os cidadãos sobre a prática do descarte correto de resíduos e a preservação do meio ambiente, o Moeda Verde estabelece uma rede local de solidariedade e sustentabilidade, gerando renda e emprego nas cooperativas de reciclagem. A iniciativa também já serviu de inspiração para cinco municípios implantarem ação inspirada no programa.

Expansão

Em 2023, o Moeda Verde foi expandido para três comunidades: Núcleos Apucarana e Amoritas e o Condomínio Novo Pinheirinho, totalizando 26 locais beneficiados.

Além disso, atingiu 1.351 toneladas de resíduos coletadas e 270 toneladas de alimentos distribuídas desde sua implementação, em novembro de 2017.

Com o objetivo de ampliar a reciclagem e reduzir os resíduos destinados ao Aterro Sanitário Municipal, a Prefeitura de Santo André e o Semasa têm como meta levar o programa a 30 comunidades até o fim deste ano, integrando essa prática ao cotidiano dos locais mais vulneráveis.

Além das trocas regulares de recicláveis por alimentos, a iniciativa inclui a troca de óleo de cozinha usado por barras de sabão ecológico.

Em algumas comunidades também ocorre, junto ao Moeda Verde, o programa Moeda Pet.

Trata-se de iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente que recebe garrafas PET para entregar ração para cães e gatos.

 

You may also read!

Programa de recapeamento contempla vias do Jardim Cláudia, região dos Casa, e beneficia moradores

Com investimento de R$ 2,3 milhões de São Bernardo, pacote de melhorias viárias no bairro inclui pavimentação, acessibilidade e

Read More...

Prefeitura de São Caetano do Sul promove Caminhada Inclusiva de conscientização ao autismo

“Informação gera empatia. Empatia gera respeito!” Os dizeres de uma das muitas faixas na Caminhada Inclusiva pelo Abril Azul, mês

Read More...

Taka entrega novo tomógrafo ao Quarteirão da Saúde de Diadema

Equipamento de ponta substituiu o antigo e vai realizar, acima de tudo, mais de 600 exames de imagem mensais A

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu