Moeda Verde amadurece no Governo Gilvan e chega à 31ª comunidade com foco em reciclagem e serviços de saúde

In ABCD, Canto do Joca On
- Updated
Gilvan fala na expansão do Moeda Verde. Fotos: Alex Cavanha/PMSA

Programa andreense que troca resíduo reciclável por hortifrúti iniciou, além disso, parceria com o caminhão itinerante do Saúde em Movimento

Reciclagem que alimenta é, em primeiro lugar, o mote do programa Moeda Verde.

Mas, a partir desta sexta-feira (14.02), a iniciativa ganha mais uma importante conquista: a inclusão de serviços de saúde em algumas edições.

Na estreia da ação nos conjuntos Prestes Maia e Gonçalo Zarco, em Vila Aquilino, Santo André, os participantes trocaram materiais recicláveis por hortifrúti.

Além disso, foram beneficiados com orientação e atendimento médico.

A novidade está na parceria com o programa Saúde em Movimento, que traz um caminhão itinerante equipado com dois consultórios.

Tais consultórios oferecem, com o apoio de profissionais das unidades de saúde, vários tipos de aferições, vacinas, testes rápidos, dentre outros serviços.

“O Moeda Verde é uma importante política pública que traz segurança alimentar, educação ambiental, incentivo à coleta seletiva e geração de trabalho e renda para as pessoas que vivem da reciclagem nas cooperativas. Agora, o nosso foco está em aproximar ainda mais os munícipes dos serviços de saúde para que possamos prevenir doenças e orientá-los a ter uma vida mais saudável”, explica, em suma, o prefeito Gilvan Junior.

Felicidade em dobro

A aposentada Maria das Neves Ferreira, de 68 anos, moradora do Conjunto Habitacional Prestes Maia, foi para casa com felicidade em dobro.

Uma, por exemplo, por ter a oportunidade de trocar recicláveis por frutas, legumes, e uma verdura e outra por receber orientações médicas.

“Esta ação do Moeda Verde é boa porque melhora a conservação da comunidade. As pessoas deixam de jogar lixo e enxergam que ele tem valor. Já o Saúde em Movimento ajudará muita gente daqui que não consegue se deslocar para uma UBS (Unidade Básica de Saúde)”, explica. Ela aproveitou para medir a pressão – que estava um pouco alta – e a glicemia.

Toda sorridente, avisou, além disso, que “já vai fazer uma saladinha de alface para baixar a pressão”.

Durante a estreia do Moeda Verde nos conjuntos Prestes Maia e Gonçalo Zarco, a 31ª comunidade beneficiada pela ação, o programa Saúde em Movimento ofereceu orientações e avaliações física e nutricional, auriculoterapia, avaliação bucal, atendimento com médico generalista, além de aferições de glicemia e pressão arterial, exame de bioimpedância (análise da composição corporal, como massa muscular e gordura), orientações sobre reutilização de alimentos, dentre outros.

Política pública transversal

O programa Moeda Verde é levado para comunidades de Santo André vulneráveis a vários problemas socioambientais, como descarte irregular de resíduos e insegurança alimentar.

“São nesses locais que a Prefeitura e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) têm entrado. Hoje, chegamos a 60% das comunidades que possuem domicílios com renda de até ½ salário mínimo e a nossa projeção é de estar em 100% dessas áreas vulneráveis”, explica o secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos.

Moeda Pet

Desde fevereiro deste ano, todas as comunidades onde ocorre o programa Moeda Verde agorasão beneficiadas pelo Moeda Pet, que troca garrafas PET por ração para cães e gatos.

Com essas duas políticas públicas integradas, a cidade oferece alimentação saudável tanto para as pessoas quanto para os animais, contribuindo, paralelamente, no aumento da reciclagem e do tempo de operação do Aterro Sanitário Municipal.

A secretária de Assistência Social e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Claudia de Fabris, que também marcou presença na estreia dos programas Moeda Verde e Moeda Pet nos conjuntos Prestes Maia e Gonçalo Zarco, chamou a atenção para o protagonismo da população.

“O Moeda Verde e Moeda Pet foram feitos para vocês. Tragam os seus materiais recicláveis e as suas garrafas PET porque o sucesso dessas ações depende muito de vocês”, explicou.

A programação completa dos dois programas, com informações sobre locais e horários das trocas, pode ser consultada, em conclusão, em www.semasa.sp.gov.br/moedaverde.


You may also read!

Em Diadema ação contra enchentes já executou limpeza em mais de 495 bueiros

Foram retiradas das galerias toneladas de detritos, evitando que as águas das chuvas invadissem casas de munícipes em situação

Read More...

UBSs de Diadema abrem neste sábado (22) para vacinação contra a dengue

Imunização contra a doença em jovens de 10 a 14 anos é o destaque da ação; equipes de saúde

Read More...

Feira “Eu amo, eu adoto” disponibiliza 171 animais para adoção neste domingo

Evento acontece, acima de tudo, todo último domingo de cada mês, das 10h às 15h, na tenda azul do

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu