Moeda Verde na Favelinha do Amor

In ABCD On
- Updated
Fotos: Divulgação/Semasa

De nome peculiar e instalada entre o Jardim Santa Cristina e Jardim Teles de Menezes, a Favelinha do Amor é a 22ª comunidade a abrir as portas para o programa Moeda Verde.

As trocas tiveram início nesta terça-feira (21.06) e contaram, acima de tudo, com a presença do prefeito Paulo Serra.

Com ele estava o superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Gilvan Junior.

Criadora do programa, a primeira-dama, Ana Carolina Barreto Serra, também acompanhou os trabalhos.

“O Moeda Verde já levou para a casa das pessoas mais de 140 toneladas de alimentos por toda a cidade. Agora os moradores da Favela do Amor vão ter acesso a este programa. Mais de 670 toneladas de lixo foram retiradas das ruas, deixando as comunidades mais limpas e trazendo mais saúde, qualidade de vida e a cidade mais bonita”, comenta, por exemplo, o prefeito Paulo Serra.

Ponto de troca

Na comunidade residem, acima de tudo, cerca de mil andreenses,

Eles poderão trocar latas de alumínio, garrafas plásticas, vidro, papelão e eletroeletrônicos quebrados por frutas, legumes e hortaliças.

O ponto de troca será, portanto, próximo à Escola Estadual Júlio Pignatari, na Rua da Pátria.

As ações ocorrerão, da mesma forma, quinzenalmente, às terças-feiras, das 15h às 16h.

“Nós temos muito orgulho de participar de um programa tão importante. O Moeda Verde é um programa completo, que além de dar um destino correto aos resíduos, também traz comida na mesa das pessoas. Os materiais coletados ainda proporcionam emprego e renda para mais de 100 pessoas que trabalham nas cooperativas de reciclagem”, explica, da mesma forma, o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

Novidade muito boa

Isabel Daniela dos Santos, que reside há 20 anos na comunidade, comemorou a chegada do Moeda Verde.

“Acho uma novidade muito boa, um benefício para nós. Estamos muito felizes de poder participar. O que eu trocar hoje vou levar para a minha família e para o vizinho”, diz, em suma.

O Programa Moeda Verde é realizado pela Prefeitura de Santo André, por meio do Fundo Social de Solidariedade e do Banco de Alimentos, e pelo Semasa.

Durante a primeira troca desta terça, os participantes entregaram 150 quilos de resíduos recicláveis.

Assim, puderam levar para casa batata doce, cenoura, manga, mexerica e ainda uma hortaliça de brinde, como acelga, repolho e catalônia.

Vai ajudar muito

“O importante da chegada de um projeto como este é que aqui na comunidade temos muitas mães que já pegam reciclável, só que elas vendem por um preço muito baixo. Trocando pelo alimento, vai ajudar muito a complementar as refeições dessas famílias, já que algumas passam por muita necessidade”, complementa, além disso, a líder da Pastoral da Criança do Jardim Santa Cristina e moradora do bairro, Regiane de Oliveira dos Santos, també presente na primeira ação.

Ainda neste ano, a iniciativa também chegará ao núcleo Toledana, no Jardim Santo André, e a expectativa é que até 2024 o programa esteja presente em 30 comunidades carentes.

O Moeda Verde teve início, em primeiro lugar, em 2017 e trabalha ideais de sustentabilidade que estão de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

A ação, que beneficia quase 100 mil pessoas de forma direta e indireta, recebeu, em conclusão, o segundo lugar no Prêmio RAPS de Sustentabilidade 2021.

You may also read!

Ribeirão Pires promove manhã de bem-estar com atividades de Reiki e Yoga

Evento gratuito no Parque Municipal Prof. Luiz Carlos Grecco reuniu cerca de 100 participantes mesmo com manhã chuvosa e

Read More...

Carnaval de São Paulo se consolida e movimento garante faturamento de R$ 4 bilhões para o Turismo

Balanço parcial da Federação de Hotéis e Restaurantes do Estado de São Paulo (Fhoresp) estima, em primeiro lugar, injeção

Read More...

GCM de São Bernardo embarga construção por movimentação irregular de terra no Montanhão após denúncia

Obra foi paralisada e responsável terá 48 horas para retirar entulho e aguardar, além disso, autorização da Secretaria de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu