Mobilidade estratégica: São Bernardo avança com grandes obras em 2025 para consolidar novo complexo viário

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Fotos: Divulgação/PMSBC

Depois de entregar a Ponte Estaiada, Prefeitura acelera obras de importantes ligações, amplia fluidez do tráfego e projeta investimentos complementares a partir de 2026

A mobilidade urbana de São Bernardo viveu, em primeiro lugar, um novo momento em 2025.

Após a entrega da Ponte Estaiada, em 20 de dezembro, a Prefeitura deu, acima de tudo, um passo importante na reorganização do sistema viário.

Além disso, segue avançando em um conjunto de obras que ampliam conexões, reduzem congestionamentos e melhoram a qualidade dos deslocamentos diários da população.

O foco agora está, portanto, na consolidação das ligações que tornam a Ponte Estaiada plenamente funcional, como a Marginal Ribeirão dos Couros, a Ponte dos Couros e os viadutos do Corredor ABD, em frente ao antigo Extra, hoje Assaí.

As intervenções fazem parte, por exemplo, do Complexo Viário Corredor dos Couros, um dos maiores pacotes de infraestrutura viária da história do município, com investimento superior a R$ 350 milhões, realizados com recursos da Prefeitura e apoio do Governo do Estado.

Muito além de obras isoladas

“O que estamos entregando à cidade vai muito além de obras isoladas. É um novo desenho de mobilidade, pensado para facilitar a vida de quem trabalha, estuda e circula por São Bernardo todos os dias. A Ponte Estaiada já é uma realidade e, ao mesmo tempo, avançamos nas conexões que tornam esse sistema completo, mais eficiente e mais digno à população”, destaca, em resumo, o prefeito, Marcelo Lima.

O conjunto de obras em andamento integra, da mesma foma, a criação de um novo anel viário.

Ele permitirá, acima de tud, atravessar São Bernardo de forma mais rápida, contínua e sem a necessidade de passar pela região central.

Atualmente, grande parte dos deslocamentos entre áreas estratégicas da cidade acaba sobrecarregando vias locais e o Centro. Com o novo sistema, esse fluxo será redistribuído, garantindo maior fluidez e menos tempo no trânsito.

Melhorias essenciais

O trajeto do novo anel viário conecta pontos fundamentais do município e da região e irá possibilitar: 

• Saída pela Área Verde, com acesso pela Avenida Robert Kennedy;

• Travessia pela Ponte Estaiada;

• Conexão com a nova Avenida Eng. Otávio Manente;

• Acesso ao Corredor ABD;

• Ligação direta com o novo viaduto próximo à Avenida 31 de Março, chegando à Avenida Lions, sentido Santo André.

Essa estrutura cria uma alternativa viária estratégica para quem se desloca entre São Bernardo, Diadema e Santo André, evitando gargalos crônicos, especialmente nos horários de pico.

Segundo o secretário municipal de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura, Francisco Carone, o impacto será imediato no dia a dia dos moradores.

“Estamos falando de um sistema viário planejado, que organiza o tráfego, reduz conflitos entre veículos e melhora a segurança. Essas conexões permitem um deslocamento mais previsível, mais rápido e mais confortável para milhares de motoristas e usuários do transporte público”, explicou.

Corredor viário

As obras do Corredor dos Couros se estendem da Avenida Piraporinha até a Avenida Lions, passando pelo cruzamento com a Avenida 31 de Março.

A nova via está diretamente integrada à Ponte Estaiada de São Bernardo, no Planalto, que possui 600 metros de extensão, e conecta a outros eixos de ligação da cidade, como as avenidas Piraporinha e Robert Kennedy.

O complexo viário beneficia diretamente, em suma, bairros como Planalto, Assunção, Jordanópolis, Paulicéia e Taboão, além de melhorar a ligação com Santo André e Diadema.

A estimativa é que o sistema viabilize cerca de 20 mil viagens diárias.

Do total investido, aproximadamente R$ 206 milhões foram destinados à construção da Ponte Estaiada de São Bernardo e cerca de R$ 151 milhões à execução do Corredor dos Couros. 

Mais uma estaiada

Com foco no futuro de São Bernardo, a Prefeitura já projeta, da mesma forma, novas intervenções estruturantes na cidade.

Entre elas, está, por exemplo, a construção de um Viaduto Estaiado no entorno do Paço Municipal, com início previsto para 2026.

A obra contará com investimento superior a R$ 200 milhões, financiados pelo CAF (Corporação Andina de Fomento), Banco de Desenvolvimento da América Latina.

O novo viaduto fará a ligação direta entre a Avenida Lucas Nogueira Garcez e a Avenida Pereira Barreto, ampliando a integração viária com Santo André e Diadema e fortalecendo ainda mais o sistema de mobilidade regional.

A previsão, em conclusão, é iniciar a obra no primeiro semestre do ano que vem.

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