Ministro debate qualificação da mão de obra no Grande ABC em evento com setor produtivo

In ABCD On
- Updated

Luiz Marinho participou de evento realizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico com apoio do Consórcio ABC

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou nesta sexta-feira (17) do evento “Setor Produtivo, Institutos Federais e o futuro da qualificação profissional no Grande ABC”, realizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC com apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

O encontro ocorreu na sede das entidades, em Santo André, e reuniu representantes do setor produtivo, instituições de ensino e poder público para discutir os desafios e caminhos da formação profissional na região.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, ressaltou o papel regional da iniciativa. “A qualificação profissional é uma agenda estratégica para as sete cidades. Quando trabalhamos de forma integrada, aproximando educação, setor produtivo e poder público, ampliamos oportunidades e fortalecemos a economia regional”, declarou.

Já o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Aroaldo Silva, enfatizou a necessidade de planejamento conjunto para atender às transformações do mercado de trabalho. “A região precisa seguir investindo em formação técnica, inovação e inclusão produtiva. O diálogo entre indústria, comércio, serviços e instituições de ensino é essencial para construirmos soluções concretas”, disse.

Também estiveram presentes no encontro o prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, e a vice-prefeita de Santo André, Silvana Medeiros, além de empresários, representantes sindicais, gestores públicos e dirigentes educacionais.

Entre as pautas da reunião, havia a implementação do Instituto Federal (IF) no Grande ABC, demanda histórica pleiteada pelo Consórcio ABC e Agência de Desenvolvimento. Uma unidade em Mauá já está em fase de implementação e agora está em discussão com o Governo Federal a instalação de campi em outras cidades do ABC e uma reitoria na região.

O evento também foi marcado por diversas apresentações do IF-SP, com o objetivo de debater formas de a indústria trabalhar junto aos institutos na região. Na ocasião, o setor produtivo pode apontar demandas, sugerir tecnologias e equipamentos, bem como indicar competências para os futuros egressos nos cursos que serão ofertados no ABCD.

You may also read!

Braskem reforça papel estratégico da petroquímica para o desenvolvimento de setores essenciais no mês da Indústria

Companhia destaca a importância da indústria de base, da inovação e da agenda de descarbonização para o desenvolvimento econômico

Read More...

Alunos da Casa da Música vivem experiência profissional em bandas, corais e orquestra em Diadema

Além das aulas gratuitas, alunos da escola têm, da mesma forma, oportunidade de se apresentar ao público e evoluir

Read More...

Empresas devem decidir em setembro se ficam no Simples em 2027 e escolha tende a afetar lucro

Resolução do Comitê Gestor antecipou para setembro de 2026 a opção pelo Simples Nacional e pelo regime regular de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu